João Pessoa, 21 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Emendas: saldo da gestão de resultados

Comentários: 0
publicado em 21/10/2016 às 01h25
atualizado em 20/10/2016 às 22h31
bancadaemendas

Articulação, projetos e diálogo são a fórmula para garantia de recursos no Orçamento Federal

Ao final dos entendimentos que resultaram no consenso para liberação das emendas da bancada federal, uma constatação. Os prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e de Campina Grande, Romero Rodrigues, souberam costurar bem os acordos e diálogos para captação de recursos para seus respectivos municípios.

E isso só é possível com articulação e projetos. Ambos esgotaram as conversas, foram flexíveis e não mandaram emissários ou terceiros. Estiveram e participaram pessoalmente de todas as discussões defendendo as necessidades das duas cidades e convencendo tecnicamente quem de direito.

Deixaram Brasília trazendo na bagagem mais de R$ 257 milhões para obras de mobilidade urbana, na Capital, e do Canal de Bodocongó, em Campina Grande. Um saldo pra lá de positivo para um começo de nova gestão, em plena fase de crise e contingenciamento de verbas do orçamento da União.

Claro que a vinculação partidária aproximada do Governo Federal facilita e abre portas, mas não é o suficiente. Eles fizeram o dever de casa e a parte cabida, com projetos, trânsito e convencimento. Caminhos que abrem mais portas do que barulho, pressão ou imposição.

Pavio…
Em contato com a Coluna, o senador Raimundo Lira (PMDB) negou entrevero com o ministro Gedel Vieira Lima (PMDB-BA).

…Curto
Apesar da negativa, fontes de Brasília reafirmaram: houve uma abordagem recheada de insatisfação de Gedel em relação ao governador da Paraíba.

Célio Alves 10Balançando
É delicada a permanência no Governo do secretário-executivo da Comunicação, Célio Alves (PSB-foto), após a dura nota da Comissão da Mulher na Assembleia  exigindo apuração e providências das autoridades sobre a denúncia de agressão física a uma namorada, menor de 16 anos. Na cúpula governista, o mal-estar é indisfarçável. Célio nega as acusações e se diz vítima de “trama política”.

BRASAS
*Coerência – Foi, digamos, corajosa a postura da feminista e deputada socialista Estela Bezerra ao assinar nota contra o secretário do governo que apoia e defende.

*Pressão – Pesaram muitos os apelos de movimentos sociais de defesa das mulheres ligados à deputada do PSB.

*Ato suprapartidário – O governista Anísio Maia (PT), também titular da Comissão, subscreveu o documento, assim como o oposicionista Tovar Correia Lima (PSDB).

*Fora – Amigo de Célio Alves, o líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB), não quis assinar a nota da Comissão da Mulher, da qual é integrante.

*Saia justa – Pego de súbito, o Governo até o final da noite de ontem ainda não sabia como sair da sinuca de constrangimento.

*Decisão – O deputado Manoel Júnior (PMDB) deve anunciar, em solenidade oficial da Prefeitura, hoje, que assumirá o cargo de vice, em janeiro.

*Sem chance – À Coluna, o vereador Marcos Vinicius (PSDB) descartou qualquer acordo ou combinação com o presidente Durval Ferreira (PP) na disputa pela Mesa.

*Entrevista – Marx Beltrão (PMDB), ministro que abrirá o Festival de Turismo, hoje, em João Pessoa, foi o entrevistado do 60 Minutos (Rede Arapuan de Rádios).

*Dentro – A presença vip do governador Ricardo Coutinho no jantar com os vereadores eleitos pela oposição de João Pessoa é sintomática: ele vai entrar na parada.

FALA CANDINHA!
Sequência de vazamentos
Que oposição que nada, é um outro adversário que vem causando os maiores estragos ao Governo nos últimos dias, segundo Dona Candinha: “O wathsapp virou inimigo número 1”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO?
O que o deputado Veneziano Vital perdeu mais nessa eleição: cabelo ou voto?

bruno-cunha-limaPINGO QUENTE
“Passaram do limite”. Do deputado Bruno Cunha Lima (PSDB-foto), sobre as incitações contra o ministro Bruno Araújo, com visita à Paraíba programada para o fim do mês.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também