João Pessoa, 20 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Lava Jato parece, mas não é novela

Comentários: 0
publicado em 20/10/2016 às 09h10
atualizado em 20/10/2016 às 13h37
Brasil, S„o Paulo, SP, 11/09/2008. SÈrgio Fernando Moro, juiz federal durante entrevista · TV Estad„o. - CrÈdito:J. F. DIORIO/ESTAD√O CONTE⁄DO/AE/Codigo imagem:107084

Sérgio Moro é juiz e não diretor de reality show para satisfazer desejos do público (F. DIORIO/Estadão)

Tem sido comum ouvir partidários e militâncias julgando a operação Lava Jato pela ficha de filiação dos implicados. De um lado, cobrando a prisão dos ‘golpistas’ e de tucanos. Do outro, figa pela prisão do ex-presidente Lula.

Nas redes sociais pelos anônimos e nas tribunas pelos parlamentares, a operação é todo tempo invocada para retóricas políticas. Ora sendo atacada por quem se sente contrariado pelas suas ações, ora sendo louvada quando atinge adversários.

Para testar independência, desafia-se o juiz Sérgio Moro a colorir as celas da cadeia da Polícia Federal, em Curitiba, como se, ao invés de magistrado, ele fosse o diretor de um seriado que vai moldando a trama, conforme a necessidade do público.

A esperada prisão do ex-deputado Eduardo Cunha ilustra bem isso. Enquanto ele estava protegido pela imunidade e pela morosidade do Supremo Tribunal Federal, seus desafetos usavam sua liberdade como mote para estigmatizar a investigação como direcionada e partidarizada.

Com a prisão do peemedebista, desqualifica-se o juiz sugerindo que a detenção de Cunha é apenas parte de um enredo para prender Lula e reivindicam o encarceramento de tucanos citados nos inquéritos e delações. Já antipetistas aguardam com expectativa de um orgasmo a cena do líder nacional do PT nas grades.

A Lava Jato não é e nem pode ser reduzida a instrumento da disputa política estabelecida no Brasil, nessa crise. Essa rinha só é justificada na ira e ânsia de militantes ou líderes políticos. A investigação não é uma trama em que os espectadores vão escolhendo seus capítulos.

Se Lula não foi preso é porque até aqui não existem elementos probatórios suficientes para tal. Se o tucano Aécio Neves ainda não está no rol dos formalmente denunciados é porque ainda não há provas robustas para tanto. E se assim terminar, nem por isso a Lava Jato será mais ou menos digna. Mais ou menos eficiente.

O juiz Sérgio Moro não é um novelista que vai moldando os episódios e personagens ao gosto do público e em nome da audiência. Todos os passos do Judiciário devem obedecer aos autos, observando as provas e oferecendo o contraditório. A Lava Jato até tem  características de uma trama policial cinematográfica, mas não é um reality show.

Abuso de…
Para o deputado Anísio Maia (PT), a prisão de Cunha mostra, mais uma vez, que Sérgio Moro atropela a Lei.

…Poder
“É um juiz que se acha dono da Justiça”, disparou Anísio, crítico contumaz do ex-presidente da Câmara.

Benjamin MaranhãoPé no chão
Praticamente, nada novo saiu da reunião da bancada federal para eleição das prioridades das emendas da Paraíba. Somente a alocação de recursos para projetos que já estão em andamento. “Optamos pelo exeqüível”, disse o coordenador da bancada, Benjamin Maranhão (SD-foto). A novidade são os recursos para a terceira faixa da BR-230, em João Pessoa.

BRASAS
*Trisca – Não foi cordial a abordagem do ministro Gedel Vieira (PMDB) ao senador Raimundo Lira (PMDB), nos corredores de Brasília.

*Estopim – Lira foi autor de duro ofício ao Governo Federal, sugerindo perseguição política ao Governo e ao governador Ricardo Coutinho.

*Ponte – Por articulação do senador Cássio Cunha Lima, o ministro Bruno Araújo incluiu Santa Rita, do prefeito eleito Emerson Panta (PSDB), na agenda do dia 31.

*Cicerone – Cássio estará na comitiva do ministro na inspeção do Viaduto do Geisel, quando serão liberados mais R$ 4,5 milhões para a obra.

*Nascimento – Ronaldinho Cunha Lima (PSDB), vice-prefeito de Campina, festeja a chegada de Maria Fernanda.

FALA CANDINHA!
Aperto
De Dona Candinha sobre a pressão da Justiça para uma delação do ex-presidente da Câmara: “Agora vão arrochar o cunhão de Eduardo”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO?
O presidente Michel Temer dormiu nas últimas horas?

TovarPINGO QUENTE
“Foi uma pisa em João Pessoa e outra em Campina Grande”. Do deputado Tovar Correia Lima (PSDB-foto) sobre o confronto entre seu partido e o PSB.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas