João Pessoa, 19 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
criada na alpb

Artur Filho parabeniza Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada

Comentários: 0
publicado em 19/10/2016 às 16h40
atualizado em 19/10/2016 às 13h42
Deputado estadual Artur Filho

“A criação desta Frente vai permitir que se debata e se dissemine na sociedade a  importância desta tradição, que simboliza a resistência do homem nordestino e uma das mais autênticas manifestações da cultura do Nordeste que gera empregos, movimento o comércio, é fonte geradora de recursos e uma tradição que passa de geração em geração”, afirmou o deputado estadual Artur Filho (PRTB), logo após os deputados aprovarem por unanimidade a matéria e o presidente da ALPB, Adriano Galdino, anunciar que estava criada a Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada da Assembleia Legislativa da Paraíba. A edição desta quinta-feira (20) do Diário do Poder Legislativo formalizará sua criação, que será presidida pelo deputado João Gonçalves, autor da propositura de criação da Frente.

Artur Filho lembra que a proposta de criação da Frente Parlamentar foi motivada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu, recentemente, a realização de vaquejadas em todo o país. Por seis votos a cinco, o STF derrubou uma lei do estado do Ceará que regulamentava a vaquejada e essa jurisprudência se aplicará em todo o país. “Essa decisão dos ministros do STF foi um equívoco. Eles não conhecem a região Nordeste, sua cultura, seus costumes e sua tradição, e julgaram sem conhecimento de causa, sob a falsa alegação de ‘maus tratos’ de animais, o que nem mais ocorre nas disputas. Creio que a criação da Frente vai abrir espaço para recobrarmos a verdade, na defesa desta competição que orgulha o Nordeste e ajuda no desenvolvimento da região”, destaca Artur.

Além do deputado Artur Filho, comporão a Frente os parlamentares Renato Gadelha, Antônio Mineral, João Henrique, Branco Mendes, Edmilson Soares, Jandhuy Carneiro, que já se declaram a favor da manutenção das vaquejadas e outros parlamentares que têm opiniões contrárias. “Queremos uma Frente com composição plural, para que possamos fazerum debate público, com os prós e os contras da prática do esporte no Estado”, afirma João Gonçalves.

MaisPB

Leia Também