06 de dezembro de 2016 - 11:06

última hora
19/10/2016 às 15h00

TRE cassa Coutinho por conduta vedada

zenaldo

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de Belém. A decisão será publicada na tarde desta quarta-feira (19), alegando conduda vedada com base no artigo que determina a proporcionalidade, razoabilidade e isonomia das campanhas eleitorais. Procurada pela reportagem, a assessoria do candidato informou que ainda não foi notificada da decisão.

Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno.

Segundo a justiça eleitoral, Zenaldo tem três dias para recorrer da sentença. Até que haja decisão favorável ao candidato, quaisquer votos que ele receber no segundo turno serão invalidados. Apesar da sentença, Zenaldo ainda pode fazer campanha normalmente.

MaisPB