João Pessoa, 17 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
iniciativa

Nabor visita Coremas/Mãe D’Água e pede providência ágil

Comentários: 0
publicado em 17/10/2016 às 06h28
atualizado em 17/10/2016 às 07h18

O deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), esteve neste final de semana, em visita ao Açude Coremas/Mãe D’Água/Sabugi juntamente com o deputado federal Hugo Motta, o vice-prefeito de Coremas, Lucrenato Júnior, o vereador José Laedson e o técnico do DNOC’s em Coremas, Luiz Paulo.

Na oportunidade, a comitiva pode fazer um levantamento de dados e fotográfico de como está atualmente o reservatório que abastece cidades do sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Na última quinta-feira, 13, a Agência Executiva de Águas da Paraíba (AESA) informou que os reservatórios acumulavam somente 2,6% e 10% do volume total do Açude Coremas e Mãe D’Água, respectivamente.

O deputado Nabor Wanderley disse que é importante fazer essa constatação in loco da atual realidade do manancial, pois, poderá cobrar às autoridades competentes com mais conhecimento de causa sobre a Transposição do Rio São Francisco. “Chegamos aqui e encontramos essa triste realidade, imagens devastadoras de um açude de tal importância. Essa realidade, tanto eu vou levar para a Assembleia quanto Hugo Motta levará para a Câmara Federal para que a gente possa alertar e cobrar providências com relação à garantia do abastecimento de água da população nordestina”, garantiu.

Já Hugo Motta garantiu que uma audiência com o ministro da Integração, Helder Barbalho, está agendada para a próxima quarta-feira e vai ao Presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, para cobrar o terceiro eixo da Transposição do Rio São Francisco que irá atender ao Vale do Piancó e levará as água até o complexo Coremas/Mãe D’Água.

Luiz Paulo, técnico do DNOC’s, afirmou que em vinte anos de serviço nunca presenciou o manancial como está atualmente e que a qualidade da água também é um sinal de alerta, pois, a que ainda está acumulada no Açude Coremas está praticamente podre. Ele garantiu que a água acumulada no Açude Mãe D’Água tem melhor qualidade devido ter acumulado mais líquido no período chuvoso.

O deputado Nabor Wanderley, há mais de um ano, cobra do governo do estado a perfuração de poços em vários municípios da Paraíba, a lembrar os que fazem parte da Região Metropolitana de Patos e nos municípios de Princesa Isabel, São José de Princesa, Juru, Água Branca.

MaisPB

Leia Também