João Pessoa, 16 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
'provocação'

EUA detectam lançamento fracassado de míssil da Coreia do Norte

Comentários: 0
publicado em 16/10/2016 às 10h19
Foto sem data da Agência de Notícias Norte-coreana (KCNA) mostra um teste com míssil - KCNA/AFP/Arquivos

O exército dos Estados Unidos anunciou ter detectado no sábado um lançamento fracasso de um poderoso míssil norte-coreano de alcance intermediário, capaz de chegar às bases americanas do Pacífico norte.

As resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte de possui qualquer programa balístico e nuclear.

Este lançamento acontece num momento em que o Conselho de Segurança da ONU debate novas sanções contra Pyongyang depois de seu quinto teste nuclear de 9 de setembro.

A Coreia do Norte está submetida a várias séries de sanções internacionais desde seu primeiro teste em 2006, que foram reforçadas em março passado.

No entanto, isso não dissuadiu seu dirigente Kim Jong-Un de ordenar que o país prossiga sem pausa em seus programas militares.

“Os sistemas do Centro de Comando Estratégico americano (US Stratcom) detectaram o que seria um lançamento fracassado de um míssil norte-coreano às 03H33 GMT de sábado”, indica um comunicado.

O míssil lançado pela Coreia do Norte “não representa uma ameaça para a América do Norte”, segundo a mesma fonte, o que o identificou como um míssil balístico de alcance intermediário Musudan, que já foi testado sete vezes por Pyongyang.

O míssil Musudan tem teoricamente um alcance entre 2.500 e 4.000 km, por isso poderia alcançar a Coreia do Sul ou o Japão, e também a base ameriana da ilha de Guam, no Pacífico norte.

– Provocação –

O porta-voz do Pentágono, Gary Ross, condenou o que considerou uma clara violação das resoluções da ONU e insistiu que Pyongyang se abstenha de realizar qualquer outra ação que possa aumentar a já elevada tensão na península da Coreia.

“Estamos preparados para nos defender e defender nossos aliados de qualquer ataque ou provocação”, acrescentou.

A imprensa estatal norte-corana não mencionaram este disparo, mas a agência oficial KCNA citou uma declaração do Ministério das Relações Exteriores na qual adverte os Estados Unidos que “pagarão um alto tributo” por sua atitude hostil, que “fere a dignidade do comando supremo norte-coreano”.

O presidente Barack Obama “compreenderá o preço a pagar antes de deixar a Casa Branca”, ameaçou um porta-voz ministerial.

Por sua vez, o ministério da Defesa de Seul confirmou o disparo realizado da zona de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte.

Depois de cinco lançamentos fracassados, a Coreia do Norte lançou um Musudan em junho que voou 400 km até cair no mar do Japão.

Este lançamento foi elogiado pelo líder norte-coreano Kim Jong-Un, que o classificou de sucesso absoluto e prova da capacidade da Coreia do Norte para atacar bases americanas no Pacífico.

Os analistas militares americanos acreditam que um teste bem sucedido do Musudan ajudaria a Coreia do Norte a desenvolver um míssil balístico intercontinental capaz de alcançar o território dos Estados Unidos até 2020.

– Sistema antimísseis –

Este lançamento do Musudan é o primeiro que a Coreia do Norte realiza desde que Seul e Washington acertaram em julho passado posicionar um sofisticado sistema antimísseis na Coreia do Sul para proteger o país da ameaça nuclear norte-coreana.

Pyongyang respondeu então ameaçando realizar ações de represália contra o novo sistema, condenado igualmente pela China, principal aliado norte-coreano.

IstoÉ

Leia Também