João Pessoa, 15 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
reconhecimento

Lira homenageia docentes e destaca a “missão sublime” dos educadores

Comentários: 0
publicado em 15/10/2016 às 15h01
atualizado em 15/10/2016 às 12h02
Senador Raimundo Lira com a esposa Gitana Lira

Neste 15 de outubro, Dia do Professor, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) prestou homenagem a todos os professores e professoras brasileiras, especialmente os educadores da Paraíba, que dedicam a sua vida a transmitir conhecimentos e formar cidadãos. Ele destacou a importância da “missão sublime” dos profissionais do ensino.

Raimundo Lira mencionou estatísticas que apontam uma relação de quatro mulheres professoras para cada professor do sexo masculino, na educação básica brasileira, e defendeu mais investimentos para educação. Para ele, os recursos devem ser usados de forma mais eficiente, de modo a promover o desenvolvimento do país.

O senador citou o escritor e político paraibano José Américo de Almeida para destacar a importância do ensino. Voltando no tempo, ele lembrou que este grande paraibano inaugurou uma escola onde outrora havia existido uma cadeia, no ano de 1928.

– O grande orador e administrador via que somente a educação pode libertar o brasileiro de suas muitas prisões, sendo a pior delas a da falta de educação formal. Dizia José Américo: ‘Ensinar a ler é ensinar a vencer’ – destacou Raimundo Lira.

Esposa Professora – Falando de sua homenagem – considerada por ele sincera e do fundo do coração – Lira lembrou que escolheu uma professora para se casar e constituir família. “A minha esposa, Gitana, foi professora primária e professora do segundo grau. Depois, por meio de concurso público, passou a ser professora titular da Universidade Federal da Paraíba”, lembrou.

Lira reafirmou a sua homenagem às mestras e aos mestres brasileiros que, todos os dias, colocam-se a serviço não de si mesmos, mas da coletividade, em qualquer lugar deste rico e grande Brasil. “Onde quer que haja um pequeno brasileiro, lá está o professor, lá está a professora”, ressaltou.

Para ele, se há uma representante da unidade nacional no Brasil, essa é a professora; esse é o professor. Lira fez questão de frisar que esses profissionais também alimentam todos os valores e sentimentos: o amor à Pátria; o amor à família; o amor ao saber, e alimentam todas as esperanças. “Vão semeando o saber, e, com o saber, a liberdade”.

MaisPB

Leia Também