João Pessoa, 14 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO BAIRRO DO CATOLÉ

Zikalab será lançado em CG na segunda-feira

Comentários: 0
publicado em 14/10/2016 às 19h15
atualizado em 14/10/2016 às 16h17

O projeto Zikalab (Laboratório de Formação do Trabalhador da Saúde no Contexto do Vírus Zika) será lançado em Campina Grande na próxima segunda-feira, 17, em solenidade realizada às 19h na ESAC, localizada no bairro do Catolé. O projeto é realizado em apenas seis cidades brasileiras e Campina Grande está entre as contempladas.

O Zikalab consiste em um programa de capacitação de profissionais de saúde para atuar no acompanhamento das crianças com microcefalia e outros distúrbios causados pela Síndrome Congênita do Vírus Zika. A ideia é capacitar os trabalhadores para que eles realizem procedimentos padrões, em todo o país, no tratamento das crianças. As cidades foram escolhidas de acordo com o número de casos de microcefalia.

Em Campina Grande serão preparados 200 profissionais. A maior parte é de trabalhadores com atuação na rede pública de saúde e também da rede de educação do município. Pessoas de outros 31 municípios, onde há crianças com microcefalia, também assistirão às aulas.

As aulas começarão na quinta-feira, 20, na própria ESAC, com turmas nos períodos da manhã e da tarde. As aulas seguem nos dias 21, 24 e 25 de outubro, além de 8, 9, 10 e 11 de novembro. O curso, com duração de 60 horas, será dividido em módulos sobre gestão em saúde, saúde da mulher e da criança, prevenção ao Zika e estimulação precoce para o recém-nascido com microcefalia.

Os professores são profissionais de Campina Grande que já atuam na rede de cuidados às crianças que nasceram com a malformação. Eles participaram de oficinas de preparação nacional em São Paulo. O projeto é organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), o Ministério da Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a empresa Johnson & Johnson. Em Campina, a PMCG apoia o projeto.

MaisPB

Leia Também