João Pessoa, 14 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A reforma em curso no Governo

Comentários: 0
publicado em 14/10/2016 às 09h52
atualizado em 14/10/2016 às 06h56
ricardogranja

Ricardo Coutinho reflete sobre mudanças no secretariado potencializando gestão e mirando na política

O governador Ricardo Coutinho já iniciou contatos, auscultas e reflexões para deflagrar os primeiros passos e rascunhos da reforma que pretende fazer até o final do ano nos escalões principais do seu secretariado.

A fase do governo, chegando ao terceiro ano, acrescida da natural necessidade de acomodação e remanejamentos, leva Ricardo a refletir sobre as mudanças necessárias para atender a dois critérios: a gestão e a política.

Para a gestão, tentará manter nos quadros gente técnica e com aptidão para a administração pública. Na política, não pode deixar de observar pelo retrovisor o saldo negativo da base aliada na geografia política desenhada após o último dia dois de outubro.

Coutinho deve acomodar expoentes importantes que contribuíram para o ‘projeto’, especialmente em João Pessoa, bem como ‘companheiros’ que não obtiveram sucesso nas urnas.

A engenharia passa também pela fórmula de manutenção de deputados no Governo para garantir permanência de aliados, como Raoni Mendes e Emano Santos, no Parlamento.

O ingrediente político não faltará nessa recomposição, mas o governador deve priorizar a potencialização dos resultados administrativos, sua marca. Sem eles, não há política e nem aliança que faça milagre na sucessão em 2018.

Procissão…
Depois de José Maranhão (PMDB), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), recebe hoje outro senador.

…Em Água Fria
José Gonzaga (Deca) vai ao gabinete do prefeito, no CAM, para cumprimentá-lo pela reeleição no primeiro turno.

thiago-lucena-1Tecnologia a serviço da cidadania
Vereador eleito com mais de 3.500 votos, Thiago Lucena (PMN-foto) pretende colocar em prática as propostas de cidadãos que chegaram até ele durante a campanha, via um aplicativo chamado Pró-Jampa, ferramenta utilizada para formatação da sua plataforma de mandato. Foi o que ele me revelou durante entrevista à MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB.

BRASAS
*Na Mesa – A casa da vereadora Raíssa Lacerda (PSD) abrigaria hoje à noite jantar para discutir a eleição da da Câmara, mas foi adiado.

*Misturado – Marcos Henriques, sindicalista eleito vereador pelo PT, tem dialogado com os tucanos sobre a sucessão da Mesa da Câmara na Capital.

*Cautela – Em Campina Grande, o prefeito reeleito Romero Rodrigues (PSDB) evita precipitação no debate da eleição do novo presidente da Câmara.

*Jogada – A oposição foi inteligente no tom adotado ao acionar o MP para apurar denúncias do vereador Renato Martins (PSB).

*Ônus da prova – Tratou os secretários citados pelo parlamentar como pessoas de bem e honradas, até que Renato prove o contrário.

*Audiência – O prefeito eleito de Marizópolis, Zé de Pedrinho (PSDB), iniciou périplo nos gabinetes para conquistar emendas para seu município.

FALA CANDINHA!
É gente!!!
Dona Candinha tem dúvidas se o governador conseguirá na reforma abrigar todos os aliados desalojados das eleições de 2016. “Só cabe no reformado Almeidão”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Para a bancada de oposição, quem é o menos ruim para presidir a Câmara: Marcos Vinicius ou Durval Ferreira?

joão gonçalvesPINGO QUENTE
“É a ressaca das eleições”. Do deputado João Gonçalves (PDT-foto), sobre o esvaziamento da Assembleia, um dia após o feriado da padroeira do Brasil.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também