João Pessoa, 07 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
redemocratização

Ulysses Guimarães faria 100 anos de idade; Câmara faz homenagem

Comentários: 0
publicado em 07/10/2016 às 08h19

O político Ulysses Guimarães — um dos principais protagonistas da redemocratização do Brasil — completaria 100 anos nesta quinta-feira (6).

Eleito 11 vezes deputado federal, o advogado que se tornou ícone no combate à ditadura e mais tarde o símbolo das Diretas Já, apoiou Tancredo Neves no colégio eleitoral.

Nascido em 6 de outubro de 1916 em Rio Claro (SP), Ulysses morreu em um acidente de helicóptero no litoral de Angra dos Reis (RJ), em 12 de outubro de 1992, junto com a mulher, dona Mora; o ex-senador Severo Gomes e sua mulher; e o piloto. O único corpo nunca encontrado foi o de Ulysses.

Deputado por 11 mandatos, Ulysses presidiu a Assembleia Nacional Constituinte responsável pela elaboração da Constituição de 1988. Um dos trabalhos mais difíceis de Ulysses durante a Constituinte foi conseguir conciliar as diversas tendências políticas.

Esse papel, que ele aprimorou negociando entre as correntes do Movimento Democrático Brasileiro (o MDB, que se tornou PMDB em 1980), foi exercido por Ulysses durante toda a sua trajetória.

Sessão solene da Câmara nessa quinta-feira deu início às comemorações da Câmara dos Deputados pelo centenário de nascimento de Ulysses Guimarães.

Foram convidados familiares, amigos e parceiros de Ulysses, além de parlamentares e outras autoridades que conviveram com ele em diferentes períodos.

Durante a sessão, serão lançados o selo comemorativo elaborado pelos Correios, um documentário produzido pela TV Câmara e uma edição especial da série Perfil Parlamentar, assinada pelo jornalista Luiz Gutemberg (Edições Câmara).

Em seguida, será inaugurada exposição que ilustra o pensamento de Ulysses sobre democracia e liberdade, com trechos de discursos e entrevistas, acompanhados por imagens registradas pelo fotógrafo Orlando Brito ao longo de mais de 30 anos.

Até outubro de 2017, a Câmara pretende realizar várias outras ações em homenagem a Ulysses Guimarães, como colóquios, concursos de vídeos e reportagens e lançamento de publicações dirigidas a estudantes.

R7

Leia Também