João Pessoa, 05 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
crise hídrica

Tovar pede celeridade nas obras de recuperação do açude de Boqueição

Comentários: 0
publicado em 05/10/2016 às 12h33

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) comemorou o anúncio feito pelo Governo Federal sobre a recuperação do açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão. Ele lamentou que essa medida tenha  demorado tanto para acontecer e lembrou das vezes que foi à Brasília pedir que fossem feitas intervenções para contornar a grave crise hídrica que afeta Campina Grande e os 18 municípios abastecidos pelo reservatório, que hoje está com apenas 6,6% de sua capacidade.

“A qualidade da água do Boqueirão hoje é questionada e já estamos vivendo um momento muito crítico. Essa ação do Governo Federal é importante para preparar o açude para receber as águas do rio São Francisco, mas ainda nos preocupamos com a situação do açude e principalmente com a população que depende essa água. Por isso, cobramos que as obras sejam feitas com celeridade. É importante que tenhamos urgência nessa execução”, cobrou o parlamentar.

O Governo Federal anunciou, por meio do Ministério da Integração Nacional, que vai liberar aproximadamente R$ 100 milhões para serem investidos na recuperação de açudes em toda a Paraíba. Para recuperação de Boqueirão, serão destinados R$ 10,5 milhões, que servirão para modernização do reservatório. As obras estão previstas para iniciar em novembro deste ano.

Essa foi uma das reivindicações feitas pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) junto a secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. O parlamentar foi à Brasília, em outubro de 2015, e se reuniu com o então secretário Osvaldo Garcia. Na ocasião, apresentou um diagnóstico da situação do açude de Boqueirão e a importância da revitalização do açude para receber as águas da transposição do rio São Francisco.

Durante a audiência, Tovar pediu ainda o apoio do secretário para que seja retomado o projeto Multilagos, que visa construir açudes no entorno de Campina Grande. Com relação ao Vale do Piancó, o deputado cobrou celeridade na licitação do projeto executivo da terceira entrada da transposição, que dará segurança hídrica, evitando, futuramente, a repetição da grave crise hídrica porque passa a região.

MaisPB

Leia Também