João Pessoa, 04 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PEDIU VOTO NO DOMINGO

Ministério Público Eleitoral pede inquérito policial contra Fernando Holiday

Comentários: 0
publicado em 04/10/2016 às 14h10

O Ministério Público Eleitoral pediu abertura de inquérito policial contra Fernando Holiday, vereador eleito pelo DEM, por pedir votos no dia das eleições (2 de outubro).

Segundo José Carlos Bonilha, promotor eleitoral, responsável pelas eleições em São Paulo, Holiday, que é integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), fez campanha no Facebook no dia da eleição.

“No dia da eleição não se admite propaganda de qualquer natureza e ele se utilizou de seu perfil, de sua página do facebook pra fazer propaganda. Isso é o crime do art. 39, parágrafo quinto, inciso III, da lei das eleições (9.504/97)”, disse.

Às 7h59 do domingo, Holiday publicou a mensagem: “Bom dia! Hoje é dia de votar 45 e 25.024 para renovar a política e colocar o dedo na cara dos corruptos”, escreveu.

Às 11h27, Holiday publicou um vídeo em que aparece dentro de um carro dizendo já ter votado e novamente divulgando o número de sua campanha.

Bonilha encaminhou o pedido de inquérito contra Holiday ao delegado da Polícia Federal no domingo. O MBL também postou pedidos de voto para Holiday no dia das eleições. “No curso do inquérito poderão surgir outros responsáveis”, disse.

Para o advogado da campanha, Cleber dos Santos Teixeira, a lei deixa claro que a propaganda eleitoral é permitida na internet. “A lei autoriza a veiculação de propaganda na internet no dia da eleição. Holiday não cometeu qualquer tipo de violação”.

Se confirmado o crime eleitoral, a pena é de prisão com alternativa de prestação de serviços à comunidade.

Câmara
O partido do prefeito eleito, João Doria (PSDB), tem o maior número de cadeiras, 11, seguido do PT, com 9. DEM, PR, PRB e PSD elegeram 4 vereadores cada.

O PSDB ganhou três cadeiras, passando de oito vereadores da atual legislatura para 11. A legenda também conseguiu reeleger seis deles.

O PT, que com 10 cadeiras é a legenda com mais vereadores atualmente na Casa, perdeu uma vaga e passará a ser o segundo partido da Câmara. Sete dos vereadores petistas foram reeleitos e três não conseguiram votos suficientes. Um dos dois novos petistas na Câmara foi o recordista de votos desta eleição: Eduardo Suplicy. O ex-senador obteve 301.446 votos (mais que o dobro do segundo mais bem votado, Milton Leite, do DEM, que teve 107.957).

Dos 55 vereadores, 33 conseguiram se reeleger, isto representa renovação de 40% de vereadores da Câmara Municipal de São Paulo.

holiday-2_wqnjkrs

G1

Leia Também