João Pessoa, 04 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
futebol

João Pessoa recebe sorteio da Copa do Nordeste nesta terça

Comentários: 0
publicado em 04/10/2016 às 14h12
atualizado em 04/10/2016 às 11h13

João Pessoa recebe nesta terça-feira (4) o evento de lançamento da Copa do Nordeste 2017. A ocasião servirá para o sorteio dos grupos da competição que começa no dia 05 de fevereiro. Vinte clubes estão na disputa. O evento irá acontecer no Auditório do Tribunal de Contas, no bairro de Jaguaribe, a partir das 19h.

Só que uma troca inesperada pode ocorrer antes do sorteio. É que no último fim de semana, o Uniclinic-CE manifestou, por meio de seu presidente, Vanor Cruz, o desejo de não participar da competição, alegando que o clube não tem condições financeiras de participar da disputa – a CBF oferece uma gorda compensação financeira pela participação (R$ 505 mil em 2016).  A segunda vaga cearense ficaria com o Guarani de Juazeiro e posteriormente o Sobral, entretanto, ambos também abdicaram da vaga.  A vaga então cairia no colo do tradicional Ceará, quinto colocado do campeonato cearense de 2016.

Em entrevista ao programa Jogada RPN, da Rede Paraibana de Notícias, o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, declarou que quem define a vaga dos clubes na competição são as federações e a CBF.  Ainda de acordo com o dirigente, não existe a menor possibilidade um clube receber a cota de participação sem disputar a competição.

O esquema do torneio seguirá igual. Serão cinco grupos de quatro equipes, e apenas os primeiros colocados de cada chave, juntamente dos três melhores segundo colocados seguem para a fase de mata-mata.

Confira os potes do sorteio:

Pote 1: Bahia, Sport, Vitória, Náutico e ABC

Pote 2: América-RN, Santa Cruz, Sampaio Corrêa, CRB e Fortaleza

Pote 3: Botafogo-PB, Campinense, River, Moto Club e CSA

Pote 4: Sergipe, Itabaiana, Juazeirense, Uniclinic-CE e Altos-PI

O atual campeão do Nordestão é o Santa Cruz, que derrotou o Campinense na final.  Quanto às cotas de premiação, que em 2016 totalizaram R$ 14,8 milhões, o montante só deve ser definido no conselho da liga nas próximas semanas.

A Copa do Nordeste de 2017 será a 15ª edição da competição de futebol realizada no Nordeste brasileiro. Organizada pela Liga do Nordeste em parceria com a CBF.

MaisPB

Leia Também