João Pessoa, 04 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
modelo político

Urnas mostram descontentamento do eleitorado, diz Artur Filho

Comentários: 0
publicado em 04/10/2016 às 13h19
atualizado em 04/10/2016 às 10h21
Deputado Artur Filho, do PRTB

“Os eleitores brasileiros não depositaram apenas seu voto nas urnas eletrônicas no último domingo, na realidade eles deixaram claro que são contra o atual modelo político nacional e disseram um basta a tantos desmandos e corrupção, haja vista a grande quantidade de votos nulos e brancos e das grandes abstenções registrados em todo o país, indistintamente”, disse na manhã desta terça-feira (04), o deputado estadual Artur Filho (PRTB), na retomada dos trabalhos da ALPB.

E os dados do Tribunal Superior Eleitoral confirmam que os grandes campeões deste primeiro turno de eleições municipais foram os votos inválidos ou ausências. Segundo divulgou o TSE, a soma de votos nulos, brancos e abstenções superou o primeiro ou segundo colocado na disputa para prefeito em 22 capitais. Somadas, as abstenções, nulos e brancos superaram o primeiro colocado em Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Aracaju (SE) e Belém (PA). Nestes locais, os primeiros colocados receberam menos votos que os brancos e nulos e abstenções.

As abstenções, nulos e brancos também superaram o segundo colocado na votação de 11 capitais, ou seja, em Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Palmas (TO), Maceió (AL), Recife (PE), Natal (RN), São Luis (MA), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Boa Vista (RO) e Salvador (BA).

“É lamentável chegarmos a essa situação, mas isso não é culpa dos eleitores, eles apenas deixaram esse protesto silencioso nas urnas como forma de mostrar a classe política que algo precisa ser mudado. A reforma política e as mudanças na legislação eleitoral devem ser, a partir de agora, prioridade da classe política, especialmente, dos senadores e deputados federais que a quem compete propor e votar mudanças neste sentido”, finaliza Artur.

MaisPB

Leia Também