João Pessoa, 27 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SEGURANÇA

Promotora requer tropas federais após ação do tráfico em Bayeux

Comentários: 0
publicado em 27/09/2016 às 18h10
atualizado em 27/09/2016 às 17h44

A promotora de justiça Fabiana Lobo da Silva requereu, na tarde desta terça-feira (27), ao juiz da 61ª Zona Eleitoral, para que sejam requisitadas tropas federais ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com o objetivo de garantir a normalidade das eleições municipais em Bayeux, município paraibano de pouco mais de 100 mil habitantes, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa.

De acordo com a promotora eleitoral, chegou ao seu conhecimento na segunda-feira (26) uma denúncia de que o processo eleitoral em Bayeux, mais especificamente na região do Bairro Mário Andreazza, estaria sendo comprometido por razões de insegurança. Conforme o responsável pelas denúncias – cuja identidade não está sendo revelada por motivos de segurança –, nas proximidades e no Bairro Mário Andreazza, eleitores estão sendo ameaçados e atos políticos estão sendo comprometidos por pessoas integrantes do tráfico de drogas local, ligadas a candidatos ao cargo de vereador.

Ainda segundo as denúncias, são constantes as ameças de morte por meio de uso de armas de fogo e da presença de traficantes formando “barreira de proteção”, para que determinados candidatos possam praticar corrupção eleitoral, imperando a “lei do silêncio”. Apesar do anonimato da denúncia, que impediu o noticiante até de utilizar o Sistema Pardal do TRE, que exige CPF, “é fato notório que no Mário Andreazza há intensa presença de traficantes, de integrantes de facções criminosas e milícias, o que tornam verossímeis os fatos ora relatados”, destaca a promotora em seu requerimento.

Em muitos pontos da localidade, lembra a promotora, a própria Polícia Militar encontra dificuldades no acesso, o que pode comprometer a fiscalização da Justiça Eleitoral na madrugada e no próprio dia das eleições em Bayeux no próximo domingo, para coibir a prática de corrupção eleitoral.

No requerimento ao juiz, a promotora eleitoral ainda lembra que, na tarde da segunda-feira, durante o cumprimento de mandados de busca por tráfico de entorpecentes, foram localizadas em residência de pessoa suspeita, no Bairro Mário Andreazza, cestas básicas e cadernos com nomes de eleitores, anexos a santinhos de um candidato a vereador.

MaisPB

Leia Também