João Pessoa, 21 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Esquartejamento, diplomacia e silêncio

Comentários: 0
publicado em 21/09/2016 às 10h08
atualizado em 21/09/2016 às 07h13

Barbaridade contra família paraibana exige posição mais firme de cobrança de investigação e punição

Imagine se em solo brasileiro uma família norte-americana, inglesa ou alemã, incluindo duas crianças de cinco e um ano, fosse encontrada misteriosamente retalhada, pedaço por pedaço, num saco jogado no lixo? A pressão internacional e dos países de origem cobraria imediata posição, providências e investigação rigorosa.

Postura inversamente diferente à adotada até aqui pelas autoridades estaduais e brasileiras no caso do casal de paraibanos esquartejados com os filhos pequenos numa província da Espanha, há cerca de um mês, e apenas achados esta semana.

Por enquanto, somente um apelo do deputado federal Rômulo Gouveia ao Itamaraty para cooperação aos parentes da Paraíba incumbidos da missão de fazer o translado dos entes bárbara e cruelmente assassinados no país europeu.

O Itamaraty evita se pronunciar por enquanto, sob a alegação de que o processo corre em segredo de justiça. Uma posição excessivamente diplomática e pouquíssimo patriota a julgar pelo banho de sangue injustificado praticado contra cidadãos brasileiros.

Se falta postura mais altiva, que daqui da Paraíba se levante a voz, com um tom acima, para exigir investigação máxima na descoberta das motivações, embora nenhuma justifique inominável selvageria, além de punição dura contra os eventuais culpados.

Não dá pra agir e nem esperar com diplomacia diante de um ato máximo de primitivismo.

Tira e…
Ás vésperas da eleição, a Câmara de Santa Rita arma nova jogada para mudar o comando administrativo do município.

…Bota
Depois de cassar, de devolvê-lo e posteriormente apear o prefeito Reginaldo Pereira, agora se mexe para impichar Netinho de Várzea.

Caso de…
Como bem fundamentou o deputado Anísio Maia (PT), é cenário para justificar intervenção estadual.

…Polícia
Mas, a rigor a rigor, a crise política em Santa Rita ultrapassou o direito administrativo e chegou ao código penal.

brazil-lula-demonstration_nelson_almeida_afp-4Jogando para a platéia
Nas abordagens que faz sobre a Lava Jato, como a que pronunciou ontem após o juiz Sérgio Moro ter aceito investigar denúncia dos procuradores, o ex-presidente Lula da Silva (foto) foge da questão principal, as acusações, e faz um discurso evasivo sobre luta e preservação da democracia. Pouco ou nada diz para desmontar os fatos imputados a ele.

BRASAS
*Fedeu – Provocado pelo deputado Zé Aldemir (PP), o radialista Fabiano Gomes pediu ao MP investigação dos gastos de gabinete do parlamentar.

*GPS – Articulação de Luciano Cartaxo (PSD) monitorando o humor do eleitor de João Pessoa por pesquisas track.

*Relógio – Estratégia de Cida Ramos (PSB) na mesma linha. Falam de oscilação positiva, mas há a incógnita se há tempo suficiente.

*Rastros – Adversários de Erilson Rodrigues (PMDB), em Itapororoca, começaram a exumar suas heranças na passagem pela Prefeitura.

*Guerra surda – Senadores Raimundo Lira (PMDB) e Deca do Atacadão (PSDB) disputando espaços na imprensa nas mesmas pautas.

FALA CANDINHA!
De Dona Candinha: “Essa eleição está mais devagar do que as obras da Transposição”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Em caso de vitória, Enivaldo Ribeiro (PP) terá mais ou menos prestígio do que Ronaldo Filho?

Veneziano 10PINGO QUENTE
“Foi uma sabotagem dos adversários”. Do deputado federal e candidato a prefeito de Campina, Veneziano Vital (PMDB-foto), sobre os problemas do lixo na cidade, em 2012.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também