João Pessoa, 20 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
JOGOS DA JUVENTUDE

JP recebe evento que mais revela talentos para o esporte olímpico brasileiro

Comentários: 0
publicado em 20/09/2016 às 16h49
Tudo pronto para o início do maior evento esportivo estudantil do país. João Pessoa (PB) recebe, a partir desta terça-feira, dia 20, mais de 3.850 atletas de 12 a 14 anos para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Até o dia 29, atletas de todo o país, mais uma pequena delegação da Argentina, disputam 13 modalidades (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei) e a chance de entrar para a elite do esporte. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento tem como objetivo principal contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de identificar atletas para o alto rendimento do país.
O Time Brasil que participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é um exemplo da capacidade de identificação de talentos do evento. Dos 465 atletas brasileiros que disputaram o Rio 2016, 52 passaram pelos Jogos Escolares. Levando-se em conta apenas as modalidades disputadas nos Jogos Escolares, esse número representa 23% da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos.
Para o Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, a competição já se consolidou no cenário esportivo nacional, contribuindo para detectar talentos e transformar a vida de muitas crianças. “Os jovens iniciam nos Jogos Escolares da Juventude o processo de inserção no cenário esportivo nacional, mas o mais importante é dar oportunidade para um número cada vez maior de alunos se inserirem socialmente através do esporte”, disse Edgar, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, em João Pessoa.
Os números dos Jogos Escolares são grandiosos. Anualmente o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. Ao todo, mais de 5.400 pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.
Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será “Esporte e Cinema”.
Campeã olímpica no judô em Londres 2012, Sarah Menezes iniciou sua trajetória esportiva de sucesso nos Jogos Escolares, em 2005, e logo depois foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira. Agora, após a participação no Rio 2016, Sarah é uma entre os dez atletas consagrados convidados pelo COB para serem Embaixadores dos Jogos. A função do Embaixador é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. “Os jovens aqui vivenciam uma verdadeira Olimpíada. É muito legal a gente contar a nossa experiência e servir de exemplo. Gosto de ver os atletas competindo, não só no judô, mas em todos os esportes”, disse Sarah, bicampeã dos Jogos Escolares, que terá seis atletas do seu projeto social no Piauí competindo em João Pessoa.
Além de Sarah Menezes, os atletas escalados como embaixadores para João Pessoa são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), que acendeu a Pira Olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Daniel Paiola (badminton), Helen Luz (basquete), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Fabiana Diniz, a Dara (handebol), Lais Nunes (luta), Matheus Santana (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei).
Matheus Santana, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da juventude Nanquim 2014, competiu nos Jogos Escolares em 2012 e 2013 e também conhece intimamente o evento e a importância na sua carreira. “Tudo o que eu consegui na minha vida foi através do esporte. Há três anos estava disputando os Jogos Escolares e agora estou aqui passando a minha experiência. Essa é a realização de mais um sonho na minha carreira”, explicou.
Medalha de bronze em Atenas 2004, quando recebeu ainda a emblemática medalha Pierre de Coubertin, Vanderlei Cordeiro faz questão de assistir in loco as competições dos Jogos. “Essa é uma grande oportunidade para os jovens se firmarem no esporte. Temos um potencial enorme, às vezes falta apenas um pouco de atenção às categorias de base”, considerou Vanderlei.
A entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, dia 20, contou ainda com a presença da vice-governadora do estado da Paraíba, Ligia Feliciano; com o diretor da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) do Ministério do Esporte, Luiz Celso Giacomini; e com o sub secretário de esporte da Paraíba, José Marco Melo, o Zé Marco, medalha de prata no vôlei de praia ao lado de Emanuel, em Sydney 2000.
“A estrutura montada para esses jovens competirem é excepcional. O Ministério do Esporte participa do evento com um estande dentro do Centro de Convivência, com o objetivo de informar, educar e prevenir os jovens sobre o perigo do doping. Ontem (segunda-feira) atendemos mais de 300 crianças” disse Luiz Celso Giacomini, que faz questão de realizar o trabalho por conta própria.
“Esse é um momento ímpar para a Paraíba. Estão aqui os melhores atletas de 12 a 14 anos do Brasil. E quando digo do Brasil é de fato de todos os cantos do país. Muitos olheiros de todos os esportes também estarão presentes”, lembrou Zé Marco. “O esporte transforma a vida dos nossos jovens. Dá coragem, determinação, espírito de equipe. E a presença dos Embaixadores, desses atletas consagrados, é mais um empurrão para o sucesso do evento”, afirmou Ligia Feliciano.
Cerimônia de Abertura – A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016 será realizada às 18h desta terça-feira, dia 20, no Ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além de atletas de todos os estados participantes e dos Embaixadores dos Jogos, a cerimônia vai contar com a presença do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani; a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano; do diretor dos Jogos, Edgar Hubner, entre outros.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.
MaisPB

Leia Também