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Estudo MaisPB/I2 revela os mais influentes nas redes sociais na AL

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publicado em 08/05/2014 às 12h50

Após divulgar dados da presença digital dos deputados federais, o MaisPB dá prosseguimento à série de estudos sobre a atuação dos políticos paraibanos através da internet. Hoje será apresentada a análise sobre os deputados estaduais feito pela I2 Inteligência. O próximo estudo a ser divulgado pelo portal será sobre os Senadores da República da bancada paraibana.

De acordo com a pesquisa, os três deputados estaduais com mais audiência no ambiente digital, são Ricardo Marcelo (33.035), Daniella Ribeiro (17.013) e Trócolli Júnior (11.565). O resultado foi obtido através do somatório dos seguidores que os parlamentares possuem no Facebook, Twitter, Google Plus e Youtube.

Entre os piores colocados, de acordo com o estudo, estão os deputados Aníbal Marcolino que soma apenas 167 seguidores, seguido de Carlos Batinga com 95. O deputado Ivaldo Moraes amarga a pior colocação entre os parlamentares e, com apenas 6 seguidores, ocupa o último lugar. Vale salientar que ainda existem 9 eputados que não possuem perfil nas redes sociais.

Um destaque especial no estudo foi a presença digital da deputada Daniella Ribeiro. A parlamentar só ficou atrás do presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Marcelo, na colação geral e no Facebook, ficando em segundo lugar. No Twitter e no Youtube a deputada ocupa o primeiro lugar. De acordo com o estudo, a deputada possui bases significativas em ambas as redes, demonstrando que sua presença digital é planejada estrategicamente.

Para o jornalista Ruy Dantas, presidente da I2 Inteligência, um dado que assustou foi que ainda existem parlamentares que não possuem, às vésperas das eleições, nenhum perfil em redes sociais somando 25%. “É importante que se destaque a importância das redes sociais como ferramenta para aproximar o eleitor de suas propostas. Um parlamentar que não investe neste canal pode ter o dobro de trabalho para atingir o eleitorado”, afirmou.

Este trabalho foi integralmente financiado pelo MaisPB. O portal Mais PB partiu na frente ao divulgar a primeira pesquisa eleitoral da Paraíba com o Instituto Consult de Natal. Novamente de forma pioneira fechou com a empresa I2 Inteligência para apresentar estudos sobre a campanha eleitoral na Paraíba. Nesta primeira etapa, estes estudos deverão mostrar como os parlamentares utilizam as redes sociais e qual a performance de cada um.

Confira o estudo feito pela I2 Inteligência no infográfico  abaixo

Sobre a I2 Inteligência

A I2 Inteligência é uma agência de comunicação integrada, especializada em gerenciar a imagem e a reputação das organizações.
Fundada pelo jornalista Ruy Dantas em 2007, vem desenvolvendo a capacidade de entender a necessidade do cliente e oferecer a ele soluções práticas, inovadoras e eficazes para que suas metas sejam alcançados.

A empresa oferece produtos e serviços customizados nas áreas de Relações com a Mídia, Comunicação Digital, Comunicação Interna, Comunicação com a Comunidade, Comunicação de Governo, Vídeo, Pesquisa e Design&Conteúdo.

Ruy Dantas que tem em seu currículo dezenas de entrevistas na época de sua passagem pela Rede Correio/Record acredita em comunicação de resultados. A promoção e defesa da imagem e reputação dos clientes é sua prioridade. Ele atua pessoalmente no processo de criação, difusão e manutenção de conceitos e mensagens das instituições que atende, sejam públicas ou privadas. No processo de gerenciamento de crises, desenvolve estratégias de comunicação que permitem às empresas e aos políticos uma reação rápida e eficaz aos fatos, notícias e acontecimentos críticos à sua imagem.

Pela larga experiência no testemunho de muitas crises ao longo da carreira, Ruy Dantas diz que um dos grandes segredos para manter a reputação dos seus clientes é o relacionamento com as mídias. Acreditando nessa premissa, largou a carreira de apresentador de televisão e montou um time de profissionais especializados nos mercados onde atua para gerir a imagem de pessoas e marcas. Dessa forma, coloca à disposição dos clientes todas as técnicas de comunicação, essenciais para atender seus diferentes públicos: jornalistas, formadores de opinião, colaboradores, clientes, consumidores e governo.

“A Gente crê no valor da informação isenta, e nosso trabalho junto à mídia e aos formadores de opinião é pautado no respeito. Por isso, a I2 Inteligência não faz trabalhos cuja finalidade seja destruir reputações. Todavia, somos firmes na defesa dos interesses legítimos dos nossos clientes. A I2 Inteligência atua com regras de confidencialidade das informações obtidas na relação com os clientes e na estratégia dos trabalhos executados”, garantiu Ruy Dantas.

De acordo com Ruy Dantas, com o crescimento do interesse pelas mídias sociais, a I2 Inteligência tem apoiado muitos clientes públicos e privados planejando a entrada de empresas e pessoas neste novo ambiente.

“Este trabalho é produzido a partir da sistematização das diferentes visões de mundo de cada segmento. Tem muita gente achando que é só criar perfis e fazer post e Card diariamente. A análise dos cenários são úteis para pensar o futuro e contribuir para a tomada de decisões diminuindo as incertezas sobre o provável alcance das nossas ações; originam-se de um esforço para imaginar possíveis futuros e fornecem um subsídio importante para a decisão mais acertada”, argumentou.

O comunicador contou que fazer não é fácil fazer previsões e o intuito é apontar os horizontes de oportunidades a partir de análises profundas da equipe e principalmente do cliente.

“Geralmente quem aponta a solução é próprio cliente. Nós apenas inspiramos”, declarou Ruy Dantas acrescentando:

“As regras no jogo político, por exemplo, não são bem definidas e os temas em discussão são bastante variados. Como adentrar este cipoal de ideias e fatos e apontar para uma visão do conjunto da floresta, lançando um olhar sobre os caminhos abertos face a rapidez dos acontecimentos? Como buscar a partir do emaranhado de temas e projetos, aqueles com potencial para se viabilizarem enquanto portadores de futuro? Como transcender a contenda eleitoral, e as disputas políticas localizadas, elencando os fatores com suficiente envergadura para promover mudanças qualitativas e convencer o eleitor?”, questionou.

Para o empresário, é uma realidade o crescente acesso e influência dos movimentos sociais sobre a agenda das políticas públicas, contribuindo para a sua formulação, execução e monitoramento.

“O político que não se adequar terá cada vez mais dificuldade de se manter na atual conjuntura”, finalizou.

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