João Pessoa, 29 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

As esculturas de Marcos Pinto (I)

Comentários: 0
publicado em 29/08/2016 às 09h32

São vários os artistas paraibanos por cujas obras devemos – também como paraibanos – muito nos orgulhar. E sem dúvida a maior notoriedade desses artistas mais ocorre em relação àqueles cujas atividades estão bem mais próximas do “gosto popular”, como, por exemplo, das daqueles que atuam no campo da música.

Poucos são os que alcançam a notoriedade na literatura, na pintura, na fotografia etc. E raros, bem raros, são os que se evidenciam na arte das esculturas, mesmoque as respectivas obras possam ser encontradas por várias ruas (ou prédios) da cidade em que vivemos.

Tivemos a oportunidade de conhecer o artista Marcos Pinto quando da realização da 1ª edição do Prêmio AETC de Jornalismo, em 2002, face a indicação que nos fizeram para queele concebesse o troféu para aquele certame. E algum tempo depois fomos encontrá-lo realizando uma belíssima exposição de suas esculturas, na qual “A Deusa da Sabedoria” deslumbrava a todos os visitantes.

mario

Posteriormente – imaginamos que em 2010 – vimos Marcos Pinto no noticiário porque algumas pessoas entendiam que a sua escultura de título “As Aves de Arribação” – também reconhecida como “Pássaros da Paz” e que estava sendo instalada ao final da avenida José Américo de Almeida (Beira Rio) – tivesse conotação outra que não a correspondente à sua própria explicação: “Os proprietários do Grupo Holanda me chamaram para criar uma obra no Giradouro do Altiplano que enfatizasse aquele lugar e os momentos que ali deixavam transparecer. Passei um dia inteiro ali perto, conversando com as pessoas e olhando no rosto de cada uma delas: suor, cansaço, aperreio e principalmente uma enorme vontade de mudança. E comecei a ver que as pessoas são como as Aves de Arribação, sempre em busca de melhores dias, melhor alimentação, lugar ideal para seus filhos… buscando manter sua família. E assim nasceu a escultura Aves de Arribação, igualmente denominada Pombas da Paz”.

Essa escultura constituiu-se, desde então, em um relevante patrimônio cultural da cidade de João Pessoa. E que a população – que já sabe que existem projetos viários que implicarão narelocalização daquela escultura – fique despreocupada e consciente de que ela irá para um outro condicente lugar, tudo indicando que seja a avenida Panorâmica, no mesmo bairro do Altiplano, para ainda mais dar visibilidade e destaque a essa importante obra do artista Marcos Pinto, cujas fotos são aqui mostradas.

Leia Também