João Pessoa, 23 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A dor de cabeça da eleição

Comentários: 0
publicado em 23/08/2016 às 09h28
atualizado em 23/08/2016 às 06h31
minireforma

Nova legislação (mini-reforma eleitoral) impõe fardo pesado principalmente à candidaturas de oposição

Os efeitos da mini-reforma eleitoral já são sentidos nas campanhas, mas o fardo dela pesa muito mais nas costas dos candidatos de oposição.

A dificuldade está no trinômio custo/tempo de campanha e novo formato do guia, que somados só beneficiam candidatos em reeleição.

Se para quem está no poder, arrecadar virou uma dor de cabeça, imagine para quem tem pouco a oferecer.

Se há pouco tempo para se mostrar, a concorrência com quem está aparecendo há três anos e meio em espaços privilegiados é desleal.

Com o novo formato de guia, oportunidade para apresentar propostas e contraponto, a coisa piorou. Menos tempo de propaganda e muitas restrições, a começar pela exigência da presença de 75% do candidato no programa, sem apresentadores, e com poucas brechas para os apoiadores.

Isso foi notadamente sentido. A queixa pública do governador Ricardo Coutinho, principal cabo eleitoral da candidatura do PSB em João Pessoa, contra a nova legislação, expressa bem isso.

No meio do processo, Ricardo, que precisava aparecer mais nos guias e inserções para vitaminar sua candidata, fez o desabafo reclamando das mudanças. Típico de quem sentiu na pele os danos da mini-reforma para candidaturas oposicionistas.

Faz…
Todo mundo está se reinventando. Essa semana, a produção do guia de Luciano Cartaxo teve que regravar programas.

…Refaz
Aqui e acolá, o marketing precisa ser podado ou adaptado pelas orientações da atenta assessoria jurídica.

jutahyfrenteafrenteIgreja e política
Ao Frente a Frente, da TV Arapuan, ontem, o deputado e presidente estadual do PRB, Jutay Meneses (foto), desmistificou a impressão que seu partido é da Igreja Universal. “Nós temos alas de todos os segmentos, inclusive da Igreja Católica”, explicou. Diferente do que pensam setores católicos, Jutay acha possível conciliar religião e política, sem misturá-las.

BRASAS
*Pecado – Ex-líder do PMDB nos tempos áureos do Mensalão, Wilson Santiago diz que o sobrou em Lula faltou em Dilma: articulação.

*Facetas – O secretário Josival Pereira está se desdobrando para dar conta de várias frentes da comunicação em tempos de campanha.

*Faltam três dias – Contagem regressiva para o debate da TV Arapuan nesta sexta-feira, às 21h30. Promete!

*Climão – Nem foi o confronto entre os candidatos, o que pegou fogo nos bastidores do debate de Campina, na RCTV, foi outra ‘concorrência’.

*Desempenho – Se não tivesse no PT, em seu tempo de profundo desgaste, Charliton Machado faria muito estrago nos debates.

*Campanha – Leonardo Gadelha (PSC), presidente do INSS, prepara visita à Paraíba nos próximos dias. Vem apoiar aliados.

FALA CANDINHA!
As malas
Segundo Dona Candinha, comitiva de nordestinos está indo a Brasília para entregar um presente a Dilma, ainda esta semana. Perguntada qual, a malvada acelerou: “Uma Rural”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
A atual legislação eleitoral se sustenta até 2018?

Ricardo CoutinhoPINGO QUENTE
“Hoje em dia não pode nada”. Do governador Ricardo Coutinho (foto), reclamando de uma legislação que “priva a população de ter acesso às idéias”.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas