João Pessoa, 19 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Biuzinha… no Salão de Wanderléia

Comentários: 0
publicado em 19/08/2016 às 11h54

A Biuzinha que aqui nos reportamos é mesmo a Biuzinha que você, leitor(a), já imaginou. Corresponde à personagem por tantos anos interpretada pelo ator pessoense Adeilton Pereira Dias, que inesperadamente faleceu aos 49 anos de idade, cujo sepultamento ocorre(u) na sexta feira 19 de agosto em curso no cemitério Parque das Acácias, daqui de João Pessoa.

Adeilton faleceu. Obviamente também faleceu Biuzinha, personagem impossível de ser interpretada naquela sua forma tão peculiar, como o foi por Adeilton. E se ambos nos deixaram, como e por que dizer que Biuzinha estava ou está no Salão de Wanderléia?!

– É porque a Biuzinha foi tão marcante no dia a dia dos paraibanos e especialmente dos pessoenses que até em um salão de beleza, como no Salão de Wanderléia (no Shopping Moriah), na quinta feira em que já tinha sido noticiada sua morte, ela – Biuzinha –  era o assunto quase que exclusivo entre as profissionais que lá trabalham (Adriana, Carlinha, Gisele e Rafaela, sem que se possa deixar de citar também a própria Wanderléia).

E ali estando para o corte de cabelo, ouvi pergunta como “onde vai ser o velório?”, tanto quanto uma sugestão de que “deveria ser no Teatro Santa Rosa” e até a proposição – esta por parte da proprietária Wanderléia – de que “era pra ser decretado feriado”!

De pronto, tomei duas iniciativas: a primeira foi a de questionar a srª Wanderléia quanto ao porquê da proposta do feriado, vez que os feriados atrapalham (e diminuem) até suas próprias atividades profissionais. E aí, como que ela mesmo criticando o excesso de feriados gerais ou específicos que tanto ocorrem entre nós, respondeu com uma outra pergunta: “Ora! Se aqui tem feriado pra tudo, por que não para homenagear tão importante pessoa como Biuzinha?!”.

Minha segunda iniciativa foi a de telefonar para o amigo Tony Show, pessoa que profissional e fraternalmente tanto viveu com Biuzinha e foi talvez o principal responsável pela inserção dela em programas do rádio e da televisão. A ele perguntei sobre o local do velório, para informar ao pessoal do Salão de Wanderléia. Tony Show esclareceu que o Teatro Santa Rosa encontra-se em serviços de reforma e que por isto o velório tinha sido programado para o Centro Cultural de Mangabeira, cujo bairro corresponde ao de residência e forte vivência de Biuzinha.

Quão forte foi a contribuição de Adeilton Pereira Dias, consequentemente de Biuzinha, à cultura paraibana. Daí as justificadas e merecidas homenagens que a ambos são prestadas.

Leia Também