João Pessoa, 08 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Com o jogo montado, agora o povo decide

Comentários: 0
publicado em 08/08/2016 às 10h50
atualizado em 08/08/2016 às 07h55
cartasnamesa

Estratégias definidas, partidos e candidatos terão que acertar a carta da vontade do eleitor

As cartas estão na mesa. Partidos e lideranças definiram as peças do jogo. Cada qual montou sua estratégia para se manter ou recuperar o poder. O quesito da estratégia é fundamental, mas não é um fim em si mesmo. É preciso, como diria Garrincha, combinar com os russos.

E é bom que os senhores candidatos e cabos eleitorais não esqueçam disso. Calejado de tanta frustração, o eleitor não está disposto a engolir tudo de goela abaixo, no seco. Um tanto mais exigente e crítico, o cidadão quer ser convencido.

Políticos e marqueteiros concordam: essa é uma eleição atípica. A primeira após o furacão do impeachment, dos efeitos da Operação Lava Jato e do boom das redes sociais. Não se sabe bem decifrar o que pode sair da cabeça do eleitor.

Eleição mais curta, menor exposição e tempo de propaganda. Em tese, um quadro que beneficia quem está no poder e já tem imagem bem difundida. Por outro lado, a escassez de recursos é outro ingrediente bem diferente que deixa candidatos poderosos no centro da lupa da fiscalização. Qualquer deslize…

Menos meios para captação, menos dinheiro pra gastar. A eleição caminha para ser mais racional e menos emocional. Mais debate e menos espetáculo. No centro, o grande juiz: o eleitor cada vez mais instado a escolher mais pelo cérebro do que pelo coração.

Ressaca…
Auxiliares do prefeito Luciano Cartaxo ainda empolgados com o volume da convenção que homologou a chapa da reeleição.

…Positiva
Detalhe: no evento, muitas estrelas bateram pesado em Ricardo Coutinho. Menos o próprio Luciano Cartaxo.

Injeção de…
A chegada do deputado Wilson Filho (PTB) como vice trouxe fôlego à militância socialista, em João Pessoa.

…Ânimo
Era o que faltava para alimenta expectativas e robustecer esperanças de crescimento da candidatura de Cida Ramos (PSB).

Wilson-Santiago-Não deu
Em conversa com a Coluna, o ex-senador Wilson Santiago (PTB-foto) explicou a decisão da sua sigla em João Pessoa. “O ideal era a candidatura própria, mas não foi o possível”, disse Santiago, assinalando a dificuldade de tempo de guia eleitoral e os altos custos de uma campanha, em tempos de crise econômica.

BRASAS
*Em peso – Na foto da convenção do PSDB em Campina Grande, tinha mais Ribeiro do que Cunha Lima.

*Quórum – Ficou abaixo do esperado o público da convenção do deputado Zé Aldemir (PP), candidato da oposição em Cajazeiras.

*Por gravidade – Apesar da ‘neutralidade’ do prefeito Netinho Várzea Nova (PR), na Prefeitura de Santa Rita o sentimento é de voto no médico Emerson Panta.

*Rendição – Em Sousa, Zenildo Oliveira (PSD) se conformou em ser coadjuvante do até então desafeto Fábio Tyrone (PSB).

*Acirramento – A briga em Patos é de cachorro grande: Nabor Wanderley (PMDB) e Dinaldo Filho (PSDB) disputam palmo a palmo.

FALA CANDINHA!
Premiação
Dona Candinha fez uma sugestão ao Comitê Olímpico para trocar a medalha de ouro por outro artigo de luxo em moda no Brasil: “Um quilo de feijão”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
É pior ter Temer ou Dilma no palanque?

manoel-júniorpmdb (1)PINGO QUENTE
“Pensei que ele fosse um cidadão honesto, e ele não é”. Do deputado federal Manoel Júnior (PMDB-foto), provocado por Ricardo a dizer o grande motivo de sua frustração como vice do socialista.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também