João Pessoa, 16 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPINA GRANDE

Lenildo diz que acesso a água será prioridade da Agricultura Familiar

Comentários: 0
publicado em 16/01/2015 às 17h50

Lenildo Morais assume Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido

O secretário de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), Lenildo Morais, assumiu o cargo na manhã desta sexta-feira (16), em solenidade realizada no Cine São José, em Campina Grande. Na ocasião, o secretário apontou o acesso à água como uma das metas prioritárias dos próximos quatro anos de governo. Por sua vez, José Gonçalves assumiu a Secretaria Executiva.

“O nosso maior desafio nesse primeiro planejamento estratégico que fizemos para apresentar ao governador Ricardo Coutinho é viabilizar a construção de novas cisternas de placas, barragens subterrâneas e poços artesianos, bem como limpar os mananciais, para possibilitar o acesso à água aos homens e animais”, afirmou Lenildo Morais.

Em seu pronunciamento, ele destacou ainda que outra meta da secretaria é estimular as agroindústrias familiares, com ênfase na agroecologia. “Este é outro fator preponderante para promover a sustentabilidade alimentar e movimentar a economia da Paraíba. Maior parte dos alimentos que consumimos é fruto da agricultura familiar”, completou.

Lenildo Morais ressaltou que a SEAFDS vai trabalhar buscando parcerias de políticas públicas com demais órgãos ligados ao setor, a exemplo da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa), Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além dos movimentos sociais ligados ao campo.

A solenidade contou com a participação do chefe da Embrapa Algodão, Sebastião Barbosa; do diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Salomão Medeiros; do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Luis Gonzaga Júnior; do prefeito do município de Soledade, José Bento, representando os prefeitos do interior do estado; e do vereador Anderson Maia, que na ocasião esteve representando o chefe de Gabinete do Governo, Fábio Maia, que acompanha Ricardo Coutinho em agenda em Brasília.

MaisPB

Leia Também