João Pessoa, 14 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A eleição na Câmara e a falência de Dilma

Comentários: 0
publicado em 14/07/2016 às 09h56
atualizado em 14/07/2016 às 07h27
dilmacunha

Eduardo Cunha e Dilma Rousseff, os dois grandes derrotados na Câmara Federal

Dois grandes perdedores de saldo: Eduardo Cunha e Dilma Rousseff. Eis o extrato da eleição para presidência da Câmara Federal, ontem.

Cunha viu o candidato de sua simpatia, Rogério Rosso (PSD), naufragar no segundo turno, e assistir um democrata, partido que trabalha pela sua cassação, triunfar na cadeira que um dia foi soberanamente sua.

A sorte de Cunha tende a minguar daqui pra frente, quando a CCJ deve derrubar seu recurso, para logo após dispor sua pele já calejada a um plenário ávido por sepultá-lo, sem direito a velório.

O saldo do embate de ontem também expõe com clareza solar a falência completa do que restou da base da presidente afastada. Nenhum dos seus candidatos, até o peemedebista Marcelo Castro, chegou perto do segundo turno.

Dividido, o exército atabalhoado de Dilma precisou no segundo turno ter que escolher entre Rosso e Rodrigo Maia, dois eleitores do impeachment, e se viu obrigado baixar a guarda, se adaptar aos novos tempos e votar num deputado do DEM.

Exatamente o que ela, horas antes, rogou: “A Câmara precisa ter um presidente que votou contra o impeachment”. Baque total.

O resultado distancia a presidente afastado da cena, faz o governo Michel Temer se impor com sobeja maioria na Casa e consolidar uma base política de fazer inveja ao ex-presidente Lula em seus tempos de glória e profícua articulação política.

A cada novo lance, a realidade joga Dilma cada vez mais para fora do campo.

Por…
Ninguém da bancada da Paraíba comemorou mais a vitória de Rodrigo Maia do que o deputado Efraim Filho (DEM).

…Tabela
Efraim é vice-líder da bancada democrata na Câmara, liderada antes por Maia, e com quem tem aproximada relação política.

Virando a…
Poderia ser apenas um gesto de civilidade a cena dos senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão juntos no Ministério da Integração.

…Página
O clima escancaradamente amistoso, porém, revela que um e outro superaram mágoas e caminham a passos largos para uma aliança.

assaltolarissaA ironia da ironia
Larissa Fernandes (foto), repórter da TV Paraíba, fazia matéria retratando a insegurança a que alunos da UFCG são alvos na tarefa noturna de voltar pra casa de ônibus. Enquanto o cinegrafista registrava imagens, por trás das câmeras a jornalista era assaltada e teve o celular roubado por um bandido. De narradora passou a figurar na matéria como mais uma vítima.

BRASAS
*Em vão – O PT tentou convencer o PR a trocar Giacobo pelo paraibano Wellington Roberto como candidato. Diferente do primeiro, o segundo votou contra o impeachment.

*Inusitada – “Foi uma eleição extremamente atípica”. Avaliou o deputado Damião Feliciano (PDT), sobre o processo de escolha do novo presidente da Câmara.

*Batalha – O deputado Rômulo Gouveia (PSD) trabalhou até os últimos segundos pela vitória do seu colega de partido, Rogério Rosso.

*Indigestão – A suplente Olenka Maranhão (PMDB) não digeriu bem a decisão do apoio do SD a Dinaldo Filho (PDSB), em Patos.

*Por osmose – O SD é presidido pelo irmão, Benjamin. Lá Dinaldo disputa com Nabor Wanderley, que eleito abriria vaga definitiva para Olenka na Assembleia.

*De pé – Pré-candidato a prefeito, o vice Lenildo Morais (PT) continua promovendo debates e visitando comunidades em Patos.

FALA CANDINHA!
Engolindo o choro
Dona Candinha tirando onda com a eleição para presidente da Câmara: “Foi lindo a bancada do PT votando num ‘golpista’”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Luciano Cartaxo aceitará do PMDB uma indicação tipo ‘cacareco’ para vice?

LulaPINGO QUENTE
“Se promotores e PF querem mudar a República, que façam política”. Do ex-presidente Lula (foto) sobre a atuação da Justiça.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também