João Pessoa, 18 de maio de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PARA A PARAÍBA

Rômulo anuncia que PSD vai encaminhar a Dilma pauta de investimentos

Comentários: 0
publicado em 18/05/2014 às 16h58

O vice-governador Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD, disse neste domingo (18) que o PSD da Paraíba já tem um documento pronto para entregar a presidente Dilma Rousseff (PT) reivindicando uma série de investimentos estruturantes para Paraíba. Ele lamentou seu impedimento de participar da solenidade em que a presidente esteve em João Pessoa para fazer a entrega das reivindicações.

Gouveia disse que não se pode desconhecer os investimentos do Governo Federal na Paraíba, mas que o Estado, apesar do esforço do Governo do Estado, carece de obras federais estruturantes para impulsionar seu desenvolvimento como já aconteceu em outros estados do Nordeste como a Bahia e Pernambuco.

Rômulo adiantou que entre os pontos que o PSD encaminhará a Dilma estão à duplicação da BR 230, no trecho que liga Campina Grande a Cajazeiras, aproximando a Paraíba do Ceará, semelhante ao que acontece com as rodovias que ligam o Estado a Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Ele lembra que esta obra irá impulsionar o desenvolvimento do interior do estado da Borborema ao Sertão, passando pelo Vale do Sabugi.

A conclusão do Porto Seco de Campina Grande e as obras no Porto de Cabedelo também estão entre os pontos reivindicados. O vice-governador argumenta que com a posição geográfica da Paraíba é inadmissível que o Estado fique de fora da grande distribuição logística e que estes pontos de distribuição atrairão, naturalmente, outros investimentos.

Ele lembrou que a ‘Rainha da Borborema’ deve ganhar um entreposto da Zona Franca de Manaus que permitirá à cidade receber e armazenar os produtos fabricados no Amazonas sem a incidência de tributos entre os dois Estados. Por isso é imprescindível o investimento no Porto Seco e no aeroporto de cargas em Campina Grande, que, somado as expansões das rodovias, garantirá uma melhor logística para distribuição dos produtos.

O PSD ainda vai cobrar a efetiva conclusão da Transposição do Rio São Francisco. Para Rômulo é importante a conclusão de etapas da obras, mas ele adverte que a eficácia do projeto só será notável com a sua conclusão, trazendo a água até a Paraíba. Gouveia lembrou que os paraibanos padecem, há anos, com as prolongadas estiagens e que atualmente 195 cidades estão em estado de emergência devido a seca. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, mais de 50 mananciais do Estado estão com menos de 20% de sua capacidade de armazenamento ocupados.

Rômulo disse que outro ponto de reivindicação do PSD será a inclusão da Paraíba na ‘Transnordestina’. O vice-governador afirma que não é aceitável que o nosso estado seja excluído desta ferrovia que vai contemplar o Ceará, Pernambuco e Piauí, passando nos arredores da Paraíba, excluindo o estado de mais uma obra que trará desenvolvimento real ao Nordeste.

Por fim, Rômulo voltou a lamentar a falta de estrutura nos aeroportos de passageiros na Paraíba, mesmo com os constantes aumentos de usuários. Por exemplo, nos quatro primeiros meses deste ano, 443,532 pessoas embarcaram, ou desembarcaram, no Aeroporto Castro Pinto, elevando em mais de 7% a movimentação de passageiros, porém, por outro lado, o crescimento do número de embarques e desembarques no aeroporto paraibano em 2014 não reflete o número de aeronaves à disposição dos passageiros. De acordo com a Infraero, em 2014 houve uma redução de 4,57% no número de aeronave.

Rômulo disse que estes pontos são de interesse do governador Ricardo Coutinho (PSB) também e que o assunto já foi discutido em reuniões dele com o chefe do Executivo.

O documento do PSD da Paraíba será entregue ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para que faça parte dos pontos de reivindicação nacional da legenda pelo apoio eleitoral este ano. O vice-governador ainda propôs que os outros partidos possam adotar medidas semelhantes a estas para selar aliança com os candidatos a presidência. Kassab deve entregar o documento do PSD da Paraíba a presidente Dilma já no próximo mês.

Rômulo Gouveia está defendendo que os agentes políticos do estado, das diferentes ideologias, possam se unir, neste período pré-eleitoral, para definir uma pauta de reivindicações da Paraíba para ser entregue aos presidenciáveis e cobrar o compromisso daqueles que pretendem governar a nação com o estado. O vice-governador argumenta que esta bandeira não deve ter patente, mas eficácia, por isso a importância da união da bancada federal da Paraíba, dos poderes Executivo e Legislativo do Estado para propor ações em defesa dos interesses dos paraibanos já que o débito do Governo Federal com a Paraíba não é apenas um saldo da gestão petista, mas um histórico da relação da União com o Estado, daí a importância do comprometimento do futuro presidente com a Paraíba e a antecipação do Estado na busca de melhorias efetivas.

Assessoria de Rômulo Gouveia 

Leia Também