João Pessoa, 30 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
investimento

Paraíba ganha primeira fábrica de aviões em Campina Grande

Comentários: 0
publicado em 30/06/2016 às 18h37
atualizado em 01/07/2016 às 06h05

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (30), em  Campina Grand, no Distrito de São José da Mata, a Stratus Aeronaves, primeira fábrica de aviões da cidade e única do Nordeste.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Romero Rodrigues, uma vez que foi decisivo o papel do governo municipal para tornar realidade a implantação deste novo empreendimento na cidade.

De acordo com a direção da empresa, dois modelos de aviões serão fabricados, sendo destinados ao transporte de passageiros e ainda ao treinamento de novos pilotos.

O modelo executivo terá uma produção anual de doze aeronaves, enquanto um modelo mais esportivo chegará até 60 unidades anuais. Os aviões serão destinados aos mercados do Brasil, Europa e Estados Unidos. O empreendimento representa um investimento de R$ 10 milhões.

Na visão do prefeito Romero Rodrigues, o governo do município superou muitos obstáculos, inclusive no âmbito judicial, para garantir a instalação da nova fábrica. Contudo, a força das parcerias estabelecidas – incluindo a empresa Stratus, Câmara Municipal, Fiep e o Senai – tornou possível viabilizar o empreendimento.

“Apesar de varias dificuldades e barreiras, a nossa gestão adquiriu, por R$ 200 mil e desapropriou, a área onde está instalada a fábrica. Também temos o compromisso de fazer a pavimentação em asfalto da pista do aeroclube, o que vai consolidar o novo espaço industrial da cidade, sobretudo quanto a atividades como a manutenção de aeronaves, pois esta é mais uma necessidade do mercado nordestino”, afirmou.

Por sua vez, o diretor-presidente da empresa Stratus, Juan Pinheiro, reconheceu que a Prefeitura Municipal de Campina Grande teve um papel decisivo para a concretização do empreendimento.

“É de fundamental importância o apoio que a gente tem recebido da PMCG. Sem o apoio do prefeito Romero Rodrigues e de toda a sua equipe, não seria possível a instalação da empresa. Conquistamos, graças ao apoio do governo municipal, a cessão do terreno, além de mais benefícios que a municipalidade se comprometeu em trazer a essa área do aeroclube local”, destacou.

Para o empresário, a tendência é a de transformação de Campina Grande em um verdadeiro pólo de aeronáutica. Neste sentido, elogiou a meta da Prefeitura em asfaltar a pista do aeroclube e implantar outros melhoramentos no setor. “Tudo isso vai permitir uma infraestrutura capaz de viabilizar o pólo tecnológico de aeronáutica, em várias especialidades, sendo esta mais uma vocação campinense”, disse.

MaisPB

Leia Também