João Pessoa, 22 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Uma ‘barreira’ na solução

Comentários: 0
publicado em 22/06/2016 às 11h09
atualizado em 22/06/2016 às 08h20
barreiracabobranco

Degradação da falésia do Cabo Branco acelera, enquanto solução tem freio de mão puxado

Seria bem mais simples se Prefeitura de João Pessoa e Sudema sentassem, tecnicamente à mesa, como manda o bom figurino, para avançar na solução contra o agravamento do deslizamento da Falésia do Cabo Branco.

Mais republicano, para usar o termo bem da moda, e menos traumático para o nosso cartão postal e para quem aprecia a importância e beleza natural do ponto extremo oriental das Américas.

A Prefeitura tem suas razões quando reclama da demora do Estado na liberação das licenças necessárias, processo empacado desde o ano passado. A Sudema sua prerrogativa de pedir mais informações complementares do projeto.

Entretanto, nem um e nem outro estão certos quando, ao invés da construção institucional da saída para o problema, batem boca por emissoras de rádio. No lugar de conflito, o impasse requer é diálogo, mãos estendidas e, principalmente, ação.

Pra início de conversa, o desmoranamento da Ponta do Cabo Branco não pode ser visto do fim, mas do começo. Ele representa em alto grau a ausência de bom senso do planejamento urbano de João Pessoa.

Até o mais leigo poderia antever que, se era pra preservar, aquele espaço jamais comportaria uma pista de rolamento na sua extremidade com trânsito permanente, como feito há décadas. Mas, agora, de nada adianta chorar o prejuízo derramado.

A urgência impõe a superação da barreira que separa os responsáveis pela solução. Esse tipo de confronto é quem merece cair com a erosão do bom senso.

Bate…
A secretária Daniella Bandeira, do Planejamento, expôs documento revelando que o processo está travado desde março do ano passado.

…Rebate
A Sudema, por sua vez, alega que encaminhou ofício requerendo novas informações. Só não especificou quais, revida a Prefeitura.

Tárcio PessoaMeia boca
O acordo para novo prazo do pagamento da dívida com a União, celebrado pelo presidente interino Michel Temer, até aliviou, mas não agradou tanto o Governo da Paraíba. Pelas palavras do secretário Tárcio Pessoa (Finanças-foto), os estados mais ricos e mais endividados terminaram sendo mais privilegiados. Os mais pobres, como o nosso, menos contemplados.

BRASAS
*Lotação máxima – A Ponte Preta, em Mandacaru, ficou azul de gente ontem na plenária do PSD, pilotada pelo prefeito Luciano Cartaxo.

*Aliança – Candidato a prefeito do PSB em Monteiro, Juraci Conrado, costura chapa ampla pra enfrentar a estrutura do deputado João Henrique (DEM).

*Fracionada – Em Cajazeiras, a oposição está tendo trabalho para convencer Antônio Gobira (PSOL) a retirar a candidatura.

*Regresso – Ungida pelo PMDB, a ex-prefeita Fátima Paulino tenta voltar ao comando de Guarabira disputando contra a reeleição do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB).

Alhandra – Renato Mendes (PSDB) trabalha para vencer barreiras jurídicas e enfrentar o prefeito Marcelo Braga (PMDB), que chegou a pensar em desistência.

FALA CANDINHA!
Quem diz o que quer…
A última de dona Candinha: “Bolsonaro agora vai rezar um ‘rosário’ para não ser ‘estuprado’ pelo STF”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Em 2018, Raimundo Lira prefere ser senador na chapa de Cássio ou de Ricardo?

anísioPINGO QUENTE
“Alguém acha que as grandes empresas fazem doações por caridade ou afinidade ideológica”? Do deputado estadual Anísio Maia (PT-foto).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também