João Pessoa, 10 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Apoio

Aguinaldo recebe representantes dos agentes de saúde

Comentários: 0
publicado em 10/06/2016 às 11h47

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) recebeu a secretária do Sindisaúde de Brejo da Cruz, Eronildes Maia, e o presidente do Sindisaúde Regional de Catolé do Rocha, Paulo César. O dois foram pedir o apoio do parlamentar na luta pela revogação das portarias de nº 958 e 959, do Ministério da Saúde.

A primeira portaria altera o Anexo I de uma outra, a de nº 2488 de 21/10/11, “para ampliar as possibilidades de composição das Equipes de Atenção Básica”. Já a portaria 959 “define o valor do incentivo de custeio referente ao acréscimo de profissionais na equipe multiprofissional – Saúde da Família”.

Os profissionais de Saúde se queixam do fato de a portaria 958 extinguir a obrigatoriedade de contratação do agente comunitário de saúde, “sob o argumento de “ampliar as possibilidades de composição das Equipes de Atenção Básica”. O repúdio à edição das duas portarias tem mobilizado profissionais da área em todo o país.

Aguinaldo Ribeiro já se posicionou favorável à causa defendida pelos profissionais de Saúde, defendendo a revogação pretendida. Ele vem conversando, inclusive, com a presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Conceição Sampaio (PP-AM), tratando sobre o assunto.

O deputado esteve, ainda, com o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), acompanhando Conceição Sampaio, a fim de debater o assunto com mais propriedade e buscar uma solução que atenda aos interesses não só da população como também dos agentes comunitários de Saúde.

MaisPB

Leia Também