João Pessoa, 10 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Ministérios

Cássio e prefeitos participam de audiências em Brasília

Comentários: 0
publicado em 10/06/2016 às 10h32

Prefeitos paraibanos participaram nesta quarta-feira (09), em Brasília, de audiências com os Ministros da Cidade, Bruno Araújo, e da Saúde, Ricardo Barros, ambas intermediadas pelo senador Cássio Cunha Lima(PSDB-PB).

Participaram dos encontros os prefeitos André Gadelha, de Sousa; João Bosco, de São Francisco; Jacó Maciel, de Queimadas, e Romero Rodrigues, da cidade de Campina Grande.

O senador Cássio Cunha Lima também apresentou demandas pendentes para liberação de recursos, por emendas, através do Fundo Municipal de Saúde para cidades como Areia de Baraúnas, Guarabira, Puxinanã, São Domingos do Cariri, Princesa Isabel, Lagoa de Dentro, e para o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.

Na pauta do prefeito, André Gadelha, ao ministro das Cidades, solicitou a  liberação de recursos por meio de cinco emendas parlamentares destinadas a pavimentar oitos ruas e asfaltar outras 17 ruas de Sousa. Para a saúde, André pediu a liberação para construção de mais dois postos de saúde para atendimento nos bairros projeto Mariz e Sousa I, alcançando mais de mil famílias, e a liberação uma ambulância para o Samu, como também a liberação de parcelas de mais dois postos de saúde que já foram concluídos pela pelas empresas contratadas.

O prefeito do município de São Francisco solicitou a liberação de 50% dos recursos na ordem de 350 mil reais já garantidos por meio emenda, e o convênio já está aprovado Caixa Econômica e o processo licitatório em andamento, para dar início a pavimentação de cerca de sete ruas do conjunto habitacional ‘Baixada’. Para a saúde, a solicitação foi para liberar os recursos que o município que está apto para receber a construção de uma unidade básica de saúde.

Já o prefeito Jacó Maciel, tem a esperança de que sejam liberados os recursos de três convênios de pavimentação, onde metade dos recursos já saíram e agora busca a autorização da outra metade para concluir as obras de pavimentação de 15 ruas da cidade de Queimadas. Para a área da saúde solicitou um convênio para três academia de saúde e um posto de saúde na comunidade de Boa Vista.

O prefeito Romero Rodrigues levou na pauta de reivindicação, o pedido de intervenção do Ministério das Cidades quanto à emissão de ordem de serviços, através do Banco do Brasil, dentro do contrato de edificações de dez equipamentos comunitários projetos pela Prefeitura Municipal para o perfeito funcionamento do Conjunto Habitacional Aluísio Campos, tais como: escolas de ensino fundamental com 12 salas de aula; creches; Unidades Básicas  de Saúde da Família(UBS); academias da saúde; e um Centro de Referência e Assistência social(CRAS).
Por uma justa causa – A outra importante solicitação feita por Romero é para área da saúde. E o pedido foi no sentido de avançar na inserção das políticas de reabilitação e assistência à pessoa com deficiência que atualmente são oferecidos pela AACD Campina Grande. A instituição vem enfrentando dificuldades para custeio e manutenção do serviço após o governo do estado ter cortado o apoio e a Prefeitura passou a assumir todo o financiamento com recursos próprios.  A expectativa do prefeito é pela aprovação da habilitação do referido serviço de saúde como Centro de Reabilitação – CER IV, uma vez que o mesmo possui estrutura e todos os requisitos cartoriais e de funcionamento.

MaisPB

Leia Também