João Pessoa, 08 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta quinta-feira

Consecult discute Lei dos Mestres em 2ª audiência pública na ALPB

Comentários: 0
publicado em 08/06/2016 às 10h03

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult), realiza a 2º audiência pública com a Frente Parlamentar em defesa da cultura a fim de discutir as políticas para setor cultural, em especial sobre a Lei dos Mestres. A sessão da Assembleia Legislativa, que vai ocorrer nesta quinta-feira (9), às 10h, tem o intuito de oportunizar, aos segmentos da sociedade, um espaço de diálogo, sobre os temas debatidos no Consecult.

Após ocorrer a primeira reunião com o intuito de criar a Frente Parlamentar em defesa da Cultura, o objetivo, agora, desta segunda audiência, é revisar a Lei dos Mestres que visa propor especificidades às culturas populares tradicionais. Outro ponto a se debater será a obrigatoriedade de abertura de um edital específico quando possível já que, atualmente, a escolha dos mestres é feita pelo Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult).

O debate se iniciará com a composição da mesa e considerações iniciais do Presidente da mesa, o Deputado João Bosco Carneiro seguido de fala do Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira. Os convidados que desejarem realizar alguma pergunta no plenário deverão enviar email para [email protected] com nome completo e entidade que representa ou ainda se inscrever uma hora antes do início da audiência no qual terão 3 minutos para explanar seus comentários.

Segundo Lau Siqueira, Secretário de Estado da Cultura, fala da atualização da lei pela assembleia e ressalta a importância dos mestre em repassar o saber para sua comunidade. “Na verdade, se trata de uma necessária atualização da antiga Lei Canhoto da Paraíba,como era conhecida, garantindo seu foco de forma inequívoca nos Mestres da Cultura Popular que estão espalhados pelo Estado. Precisamos fazer com que não seja apenas um benefício assistencial. A aplicação da lei precisa garantir, sobretudo, de forma mais efetiva, a permanência da atividade, o repasse do saber. No mais, a realidade dos Mestres da Cultura na Paraíba não é muito diferente de outros estados. Geralmente, são pessoas vivendo em alto grau de vulnerabilidade social e precisam ter acesso não apenas à esta lei específica, mas aos direitos sócias básicos. Ou seja, precisamos discutir formas de articulação com as políticas de assistência para que os mestres possam ser priorizados, por exemplo, na concessão dos BPC – Benefício de Prestação Continuada”.

MaisPB

Leia Também