João Pessoa, 03 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
São João

Profissionais de saúde vão trabalhar no Parque do Povo

Comentários: 0
publicado em 03/06/2016 às 10h03
atualizado em 03/06/2016 às 08h11

A Secretaria de Saúde de Campina Grande finalizou o plano de trabalho para o São João 2016 no Parque do Povo. Mais de 100 profissionais atuarão durante os 31 dias da festa. Uma unidade de atendimento foi montada e funcionará ao lado do palco principal. Também serão disponibilizadas três equipes de socorro médico, que ficarão circulando por todo o espaço do Parque do Povo.

A equipe fixa é composta por médico, enfermeiro e técnicos em enfermagem, além de seguranças. As três equipes móveis são formadas por socorrista, dois maqueiros e segurança. “Estes profissionais vão se movimentar pelo local, avaliando pessoas que estejam em risco e que precisem de atendimento”, explicou a secretária municipal de Saúde, Luzia Pinto.

Esta semana os trabalhadores passaram por treinamento com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e com os militares do Corpo de Bombeiros. “É uma preparação com simulação para casos de tumulto, em que é necessário resgatar muitas vítimas. Eles aprenderam a fazer uma triagem identificando as vítimas de urgência e quais são as orientações como, por exemplo, quais os melhores lugares de fuga para prestar atendimento”, explicou a coordenadora, Ailma Barbosa.

O trabalho será mantido das 19h30 até o término dos shows no palco principal. Nos casos mais graves, os pacientes serão encaminhados em ambulâncias para a Unidade de Pronto Atendimento, Hospital de Trauma, Hospital da Criança e do Adolescente (no caso de menores de idade), e o Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel (em situações de surto psicótico ou semelhante).

“Além dessa rede de atendimento que montamos, teremos, também, as campanhas preventivas, como a vigilância sanitária nos locais que comercializam alimentos e as campanhas de conscientização sobre a prevenção à gripe H1N1, às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e às doenças sexualmente transmissíveis”, disse a secretária Luzia Pinto.

Leia Também