João Pessoa, 03 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Por trás da saída de Zennedy e Diego

Comentários: 0
publicado em 03/06/2016 às 09h55
atualizado em 03/06/2016 às 07h02
Diego Tavares e Zenedy

Secretários de Luciano viram opção para a formação da chapa governista

Tanto Diego Tavares quanto Zennedy Bezerra tentam amortecer o impacto da decisão de saída da Prefeitura de João Pessoa com o discurso da necessidade do desligamento para dedicação exclusiva e integral à campanha do prefeito Luciano Cartaxo.

Como manda o bom figurino, a justificativa é ‘republicana’, para usar uma palavra bem em voga por estas bandas, porque, como disse o agora ex-secretário de Comunicação, é uma forma didática de “separar o público do privado”, uma indireta ao Governo do Estado, que realizou um evento especial para a despedida da então secretária e candidata do PSB, Cida Ramos.

Mas Diego e Zennedy Bezerra não conseguirão se desvencilhar da especulação plenamente lógica de que ambos saíram da gestão para, paralelamente, estarem aptos à participação no processo eleitoral. Obedeceram à risca o novo prazo de desincompatibilização previsto na legislação (5 de junho).

Os dois desfrutam de confiança plena do prefeito Luciano Cartaxo e cada um cumpriu, em suas especificidades próprias, um papel político-administrativo no governo. Portanto, são duas opções agora disponíveis para ampliação do leque de composição da chapa majoritária.

Assim sendo, o desligamento tem um caráter também simbólico e, ao invés de ser estratégia disfarçada para esconder um plano, funciona como um recado para possíveis aliados, ainda indecisos e sem posição tomada, a começar pelo PSDB, do senador Cássio Cunha Lima, interessado na vaga de vice do PSD.

Com a mexida, Luciano Cartaxo transmitiu a mensagem de que está de portas abertas, porém não quer ficar a reboque e nem refém do calendário de terceiros. Das duas, uma: ou apressa a decisão dos tucanos ou empurra-os para os braços da candidatura de Manoel Júnior, que se viabilizaria de uma vez por todas e ameaçaria o segundo lugar do PSB em João Pessoa.

Um sintoma que deixa uma pergunta no ar: será que, no fundo, não é mesmo isso que o prefeito quer?

Baixas no…
Dois vereadores da oposição de João Pessoa tiveram problemas médicos nas últimas horas.

…Front
Bruno Farias (PPS) foi acometido de uma forte gripe que lhe tirou a disposição e lhe roubou a voz.

Boca fechada
Já o líder da oposição, Renato Martins (PSB), de verve apurada, precisou fazer procedimento e foi obrigado ao silêncio.

Boca aberta
Na recuperação dos dois, Raoni Mendes (DEM) e Lucas de Brito (PSL) esbanjaram ‘saúde’ na crítica ao prefeito.

Cida RamosUm apelo à serenidade
Dizem que se conselho fosse bom, não seria gratuito, mas cumpre-me o dever de ponderar com a distinta e digna professora Cida Ramos (foto), com quem sempre mantive relação respeitosa e de trato amistoso, para que se evite repetir o episódio de ontem em que deu “carão” e ditou ao repórter Roberto Targino, do MaisPB e do 60 Minutos, sempre presentes nos seus atos de pré-campanha, como queria ser interrogada sobre sua posição em defesa de Dilma. A pedagogia do destrato a imprensa não pode prevalecer. A cobrança do PT por coerência foi o primeiro fato indigesto de uma campanha que promete ser acirrada e renhida. Forjada na adversidade e na luta, a candidata deve estar preparada e serena também para ouvir e ser alvo de questionamentos, como todos os outros concorrentes. A gente da imprensa no papel de perguntar. Ela na opção de responder.

BRASAS
*Vip – O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que receberá título de cidadão campinense, confirmou presença hoje no 60 Minutos, da Rede Arapuan de Rádios.

*Mãos à obra- A equipe da rádio e TV Arapuan já desembarcou em Campina Grande para cobertura da abertura do Maior São João do Mundo.

*Entrosamento – O time do empresário João Gregório está cada vez mais afiado e integrado. Por isso, o crescimento.

*Perfil – Pé no chão, o deputado Veneziano Vital (PMDB) faz críticas à gestão em Campina, mas não sai do trilho da razão.

*Tocando o barco – Eduardo Carneiro, competente jornalista e operacional, assume o comando da Secom-JP no período eleitoral.

FALA CANDINHA!
Balão
Dona Candinha já sabe o que o prefeito Romero Rodrigues vai cantar hoje à noite na abertura do São João a quem lhe perguntar sobre a escolha do vice, na frente de Ronaldinho: “Olha pro céu meu amor”…

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Luciano Cartaxo está preparado para enfrentar as críticas de cinco concorrentes nos debates?

CharlitonPINGO QUENTE
“O debate de ficar em cima do muro não cabe a nenhum candidato”. Do candidato a prefeito do PT, Charliton Machado (foto).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também