João Pessoa, 02 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NOVAS MORADIAS

Ministro recua de corte e relança 11 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida

Comentários: 0
publicado em 02/06/2016 às 18h08

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou nesta quinta-feira (2) nova portaria para a construção de mais de 11.250 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. A novas moradias serão autorizadas por meio de portaria que, segundo o ministro, será lançada nos próximos dias.

As unidade habitacionais fazem parte a categoria do Minha Casa, Minha Vida “entidades”, que seleciona cooperativas que conduzem as obras. No último dia 17, o ministro barrou a construção de 11.250 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Ele revogou duas portarias que haviam sido assinadas na semana passada pelo governo Dilma Rousseff ampliando recursos para categorias beneficiadas pelo programa federal.

De acordo com o ministro, como as portarias revogadas foram produzidas no último dia da gestão da presidente afastada, a revogação foi feita para que o ministério pudesse avaliar o andamento do processo.

“Desde o dia 15 de maio anunciei que as portarias foram revogadas para serem relançadas. Na última sexta-feira, já anunciávamos a reedição no site do ministério. Foram feitos aprimoramentos que resguardam o dinheiro do contribuinte. Acho que até o final da próxima semana as duas portarias [Entidades e Minha Casa Minha Vida Rural] devem ser publicadas. O Minha Casa, Minha Vida segue firme e forte, é prioridade do governo”, declarou Araújo.

Quando as portarias foram revogadas, Ministério das Cidades informou, por meio de nota, que a decisão as unidades que estavam sendo barradas representam “1,5% de todo programa”. A pasta destacou que tratava-se de “medida de cautela”, pois foram assinadas e publicadas sem os recursos necessários para a execução. Segundo a nota, “as equipes técnicas da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades” iriam analisar e discutir o modelo de habilitação na modalidade Entidades.

G1

Leia Também