João Pessoa, 02 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AMOSTRA

Água de Campina Grande pode estar contaminada

Comentários: 0
publicado em 02/06/2016 às 17h46
atualizado em 02/06/2016 às 15h10

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande divulgou nesta quinta-feira (2), o resultado de análises da qualidade da água utilizada em várias residências de Campina Grande.

De acordo com o levantamento, das 160 amostras coletadas este ano, 72 se mostraram insatisfatórias para o consumo humano.

A coleta é feita pela Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses e as análises são realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba.

A análise é microbiológica e identificou a presença de uma bactéria que geralmente habita o intestino humano. Ela pode causar gastroenterite, infecção urinária e intestinal, apendicite, meningite e outras doenças.

O contato com esta água também pode originar diarreia. Segundo a direção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Alto Branco, até o mês de fevereiro era registrada uma média de 200 a 300 atendimentos clínicos de pessoas com diarreia a cada mês. De março em diante, estes atendimentos chegaram a quase 900, representando um aumento superior a 300%.

Os resultados foram enviados à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa-PB e uma reunião será realizada para discutir o assunto. O Ministério Público Estadual também será notificada sobre o resultado das análises.

MaisPB

Leia Também