João Pessoa, 02 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Abertura

Campina espera 100 mil pessoas no Maior São João do Mundo

Comentários: 0
publicado em 02/06/2016 às 14h34
atualizado em 02/06/2016 às 11h37

Na noite desta sexta-feira (3) será aberto oficialmente O Maior São João do Mundo, evento cultural que exalta a cultura do Nordeste e atrai cerca de 3 milhões de pessoas, todos os anos, para Campina Grande. Em sua 34ª edição, o evento terá 31 noites de muito arrasta-pé, somando quase 300 horas de forró. A expectativa dos organizadores é de que, somente na noite da abertura, deverão passar pelo Parque do Povo mais de 100 mil forrozeiros.

Além das atrações musicais e do passeio gastronômico, oferecido nas mais de 230 barracas e quiosques, os campinenses e turistas assistirão a um show pirotécnico com duração de 15 minutos e muitos efeitos especiais. Neste ano serão utilizadas 1,5 toneladas de fogos de artifício.

Quando o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, encerrar a sua fala, Jairo Madruga puxará o já tradicional hino de abertura do Maior São João do Mundo “Olha pro céu, meu amor! Vê como ele está lindo”, canção de Luiz Gonzaga que sempre embala a queima de fogos e anuncia a abertura da temporada do forró, no Parque do Povo.

O primeiro dia do Maior São João do Mundo será aberto com o show do irreverente Biliu de Campina. Em seguida o cantor Flávio José, que todos os anos atrai milhares de pessoas para o quartel general do forró, embalará os corações dos forrozeiros apaixonados.

A noite contará também com a apresentação de Jairo Madruga e da cantora Márcia Fellipe, amazonense que é a nova sensação do momento entre os forrozeiros (ex-vocalista da banda Forró da Pegação). A noite será encerrada pela banda Forró do Eskulaxo.

Segundo o coordenador geral do São João, Temístocles Cabral, o prefeito Romero Rodrigues mais uma vez fez questão de que o foco do Maior São João do Mundo fosse o resgate das tradições culturais do Nordeste, valorizando os artistas regionais, quadrilhas juninas e grupos folclóricos.

“Por isso, além de todas as atrações do Palco Principal, da Pirâmide, do Palco Zé Lagoa e das palhoças de forró pé de serra, incluímos na programação do Parque do Povo detalhes especiais, como o Espaço do Milho, onde os visitantes poderão experimentar a autêntica culinária nordestina à base de milho, e três concursos de Quadrilhas Juninas, com o primeiro sendo iniciado no dia 6 de junho”, destacou Temístocles Cabral.

PROGRAMAÇÃO – Ao todo a programação contará com mais de 200 atrações. Nela constam nomes como Elba Ramalho, Wesley Safadão, Aviões do Forró, Ton Oliveira, Os 3 do Nordeste, Amazan, Lucy Alves e Os Gonzagas, todos representantes da tradicional cultura nordestina.

E, sem esquecer o lado religioso que deu origem às festas de São João, a Prefeitura de Campina Grande incluiu na programação oficial do Maior São João do Mundo os Padres Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti e Nilson Nunes.

ESTRUTURA – Registrado no calendário de eventos da Embratur como uma das cinco maiores festas populares do Brasil, O Maior São João do Mundo concentra sua programação no Parque do Povo, uma área de 43 mil metros quadrados, onde foi montada uma estrutura que inclui palco principal; palco Zé Lagoa; 2 palhoças de forró; Pirâmide; cidade cenográfica com réplica da Catedral, do Cassino El Dorado, do Cine Capitólio e do Museu do Telégrapho e 232 pontos comerciais, entre restaurantes, bares e quiosques.

A Prefeitura de Campina Grande disponibiliza ainda uma Central de Imprensa, situada no Centro Cultural, que fica ao lado do Parque do Povo. Essa Central serve de suporte para profissionais e empresas de comunicação que estiverem fazendo a cobertura jornalística do Maior São João do Mundo. O espaço conta com visão privilegiada do Palco Principal do evento, internet wi-fi e toda a infraestrutura de camarotes, telefone e banheiros.

Veja a programação do palco principal do Maior São João do Mundo neste primeiro final de semana (3, 4 e 5 de junho)

Sexta-Feira (3 de Junho)
Biliu de Campina
Flávio José
Jairo Madruga
Márcia Fellipe
Forró do Eskulacho

Sábado (4 de Junho)
Pinto do Acordeom
Roninho do Acordeom
Jorge de Altinho
Felipe Lemos

Domingo (5 de Junho)
Os 3 do Nordeste
Capilé
Gabriel Diniz
Brasas do Forró

Leia Também