João Pessoa, 01 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RIO 2016

Campina preparada para receber a Tocha Olímpica nesta quinta

Comentários: 0
publicado em 01/06/2016 às 17h46
atualizado em 01/06/2016 às 14h49

A Prefeitura de Campina Grande entra em clima olímpico nesta terça-feira, com a chegada da Tocha dos jogos do Rio 2015, em evento transmitido para o Brasil e o exterior.

De acordo com a programação, a Tocha Olímpica chegará nesta quinta-feira (2), na Paraíba, passando  por duas cidades e depois virá para Campina Grande, onde participará de uma cerimônia simbólica de acendimento da Pira Olímpica. O maior símbolo das Olimpíadas chegará à cidade um dia antes da abertura do Maior São João do Mundo (3) e será recepcionada em clima de festa junina, com muito forró.

Na entrevista coletiva foi coordenada pelo assessor de imprensa do Comitê Olímpico, Igor Lamir, na terça-feira 31, ele destacou um pouco da história deste tipo de evento, além de fornecer detalhes iniciais sobre o procedimento preparatório referente à passagem da tocha olímpica na cidade e orientações para a cobertura por parte da imprensa local. Também estiveram presentes alguns condutores da tocha em Campina Grande, a exemplo de Antônio Cavalcanti, indicado pela Coca-Cola; Ednalva Laureano (corredora Pretinha, conhecida como a maior maratonista da Paraíba.

Pretinha parou de correr profissionalmente em 2013, mas antes conquistou títulos nacionais e internacionais) e Patrick Pires (conhecido em todo o país pela luta em prol dos portadores de mucupolissacaridose, doença genética degenerativa. É embaixador da ONU e recebeu o título de Cidadão Campinense em 2015. Hoje ele luta para trazer para a Paraíba um Hospital de Reabilitação da Rede Sarah).

O início do revezamento acontecerá a partir das 16h38min, no Estádio O Amigão. Depois seguirá por ruas do bairro do Catolé, a exemplo da Vigário Calixto, até o Parque da Criança, voltando ao Catolé pela rua Elpídio de Almeida, João Quirino, Raimundo Nonato, indo à Severino Cruz e ao Açude Velho, onde a tocha vai ser exibida numa embarcação do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Marinha.

Voltando para a via terrestre, passará pela avenida Canal, avenida Floriano Peixoto, Venâncio Neiva, Sete de Setembro, Marquês de Herval, Praça da Bandeira, Irineu Joffily, Desembargador Trindade, monumentos de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, onde será feita a foto oficial da passagem da Tocha Olímpica em Campina Grande.

Todo o trajeto terminará no monumento alusivo aos 150 anos da cidade, onde haverá, a partir das 19h20min, a celebração, com o acendimento da pira em Campina Grande e um show com Luan Estilizado, além de outras atrações.

Segundo Daniel Araújo, cerca de 40 agentes de trânsito vão atuar nesta operação. Para tanto, as ruas  serão interditadas entre o meio-dia e 14h, no dia dois de junho, mas haverá um prévio trabalho de conscientização e orientação dos motoristas. Também, já neste dia 1º de junho, será interditado o cruzamento da rua Miguel Couto com Severino Cruz, a partir das 22h, para que o Comitê Olímpico possa montar toda a estrutura da celebração.

MaisPB

A coordenadora de Turismo de Campina Grande, Catarine Brasil, informou que todas as secretarias municipais estão envolvidas nesta iniciativa, além de escolas estaduais e privadas. Ela explicou que serão 13 quilômetros de percurso (sendo 12km em terra e um no açude velho). Cerca de 58 pessoas vão levar a tocha olímpica.

Leia Também