João Pessoa, 31 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM BRASÍLIA

Lima discute enfrentamento à violência contra mulher

Comentários: 0
publicado em 31/05/2016 às 19h42
atualizado em 31/05/2016 às 16h43

O secretário da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, participou, nesta terça-feira (31), no Ministério da Justiça e Cidadania, em Brasília, da reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, a convite do ministro da Justiça, Alexandre de Morais. A reunião teve como objetivo discutir questões urgentes referentes à segurança pública no país, como a integração das ações entre os Estados e a preocupação imediata com o enfrentamento do tráfico e a violência contra a mulher.

Durante a reunião, que teve a participação do presidente interino Michel Temer, foi anunciada a criação do Núcleo de Proteção à Mulher, que será ligado ao Ministério da Justiça. Segundo o secretário Cláudio Lima, a grande preocupação da segurança pública atualmente está voltada para o combate à violência contra a mulher, sobretudo depois do caso do estupro coletivo ocorrido recentemente no Rio de Janeiro, além da problemática das armas e do grande número de homicídios registrados no país.

O Núcleo de Proteção à Mulher será vinculado à Polícia Federal e deverá receber informações sobre casos de violência doméstica e contra a mulher de forma geral enviadas pelos Estados. Esses dados serão agrupados pela Polícia Federal, que passará a coordenar as atividades a serem executadas em uma ação conjunta entre Governo Federal e Estados.

Ainda segundo o secretário Cláudio Lima, um dos pontos relevantes da reunião foi a adoção de uma política de segurança pública integrada para o enfrentamento do tráfico de drogas e o combate aos homicídios. “Essa questão é muito importante porque a união das forças entre os Estados poderá surtir um efeito positivo no enfretamento da violência, principalmente quando se trata do tráfico de drogas e da redução do número de homicídios”, disse.

“Foi estabelecido que será realizado um esforço conjunto entre União, Estados e Municípios para combater a violência contra a mulher. Este encontro serviu para mostrar o quanto os secretários estaduais estão preocupados e buscando soluções para a questão da violência e da segurança pública no país, não só contra as mulheres, mas em todos os casos de violência que assola o país”, concluiu o secretário Cláudio Lima.

MaisPB

Leia Também