João Pessoa, 30 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A imprensa golpista

Comentários: 0
publicado em 30/05/2016 às 11h46
atualizado em 30/05/2016 às 11h08

IMG_3112

O jornal Folha de São Paulo, o maior e mais lido do Brasil, publicou reportagem revelando o conteúdo das gravações obtidas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, com o senador Romero Jucá. Um dia depois, o todo poderoso ministro de Michel Temer sucumbiu e o Governo amargou o desgaste.

O Jornal Nacional, da Rede Globo, ampliou o assunto trazendo novos áudios contendo declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do ex-presidente da República, José Sarney, pegos com sugestões de amordaçamento da operação Lava Jato, o terror de Brasília nos últimos tempos.

A nova edição da revista Veja traz o juiz Sérgio Moro na capa com uma manchete-denúncia: o complô para calar a Lava Jato. Dentro, a narração de como peemedebistas trabalham nos bastidores para transferir a investigação para o Supremo Tribunal Federal e estancar a ‘sangria’.

Ironicamente, os três veículos são alvo preferencial do bombardeio do discurso militante e histérico de setores aliados à presidente afastada Dilma Rousseff. São, na boca destes ativistas políticos, representantes maiores da “imprensa golpista”, que atuaria para derrubar o PT do Planalto.

Assim como Justiça, Polícia Federal, Ministério Público e OAB, a imprensa também passou a figurar no rol das instituições atacadas e acusadas de desvios para prejudicar um partido e atentar contra a democracia.

Pura retórica fundamentalista da velha e surrada tática maniqueísta do “nós contra eles”. A imprensa, tal qual as demais instituições, tem cumprido seu dever e papel de fazer as revelações de interesse público. Mesmo quando esse dever contraria interesses privados.

Espantosamente, as denúncias e coberturas desses mesmos veículos agora servem de fonte para postagens de simpatizantes dilmistas contra a gestão em exercício. A escancarada contradição significa que o exercício do jornalismo vai sempre incomodar governos. Sobretudo, quando os fatos e a realidade conspiram contra estes.

Frente a…

Deputado federal, ex-vice-governador e presidente estadual do PSD, Rômulo Gouveia será o entrevistado de hoje do Frente a Frente, da TV Arapuan.

…Frente

Às 21h30, o “gordinho” fala da conjuntura política, das alianças e e dos projetos do seu partido para as eleições municipais deste ano.

larissa_pereira_jornalista_pag.especial_cad.portal_francisco_franca_458327Made in PB

Contratada pela Rede Globo Nordeste (Recife-PE), Larissa Pereira (foto), talentosa jornalista paraibana, se soma a outras conterrâneas que a Paraíba exportou para fora do Estado. Na capital pernambucana, para onde vai, Eliane Nóbrega, ex-colega de curso na UFPB, cresce na TV Clube (Record). Raquel Sheherazade brilha em São Paulo com imagem projetada para o Brasil

BRASAS

*Stand-by – Discreto como poucos, o empresário João Gregório (Sistema Arapuan) deu uma pausa para relaxar em viagem aos Estados Unidos.

*Ninguém é de ferro – O senador Raimundo Lira, presidente da Comissão do Impeachment, vai parar a correria e aparecer na abertura do São João de Campina Grande.

*Esperança – Ex-prefeito e empresário, Nobinho Almeida (PSB) não perdeu as esperanças de voltar. Enfrentará a reeleição do prefeito Anderson Monteiro (PSC).

Projeto – O vereador Durval Ferreira (PP) não descarta interesse pela vice, mas a real prioridade dele é renovar o mandato e quem sabe a Presidência.

Ausculta – “Nonato Bandeira será importante nesse processo”. A fala é do presidente do PSB da Capital, Ronaldo Barbosa.

FALA CANDINHA!

Filho da mãe

Dona Candinha esteve na platéia do evento do TCE para assistir a palestra do temido juiz Sérgio Moro, o presidente da Lava Jato. Ficou pensando bem alto com seus botões: “Eu tenho pena da mãe desse homem na boca dos corruptos”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O parabrisa de Aécio Neves aguenta meia hora de Lava Jato?

jose-ivonaldoPINGO QUENTE

“É uma farra com o dinheiro público”. Do presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça, José Ivonaldo (foto).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também