João Pessoa, 27 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Professor de História pela UFPB e analista político

Estação Ciência: o tamanho de Cartaxo

Comentários: 0
publicado em 27/05/2016 às 16h19

Não precisou de muito tempo para que o prefeito de João Pessoa começasse a demonstrar, de maneira explícita, o tamanho do incômodo que representa a candidatura de Cida Ramos para seu projeto de reeleição.

Sintoma dessa preocupação foi o alvoroço provocado nas hostes cartaxistas depois de uma tuitada do governador Ricardo Coutinho sobre o acesso que liga o Altiplano à Estação Ciência, depois da interdição da ponta do Cabo Branco, e que nunca foi pavimentado. O local fica quase intransitável depois que chove.

Eis o que escreveu RC ontem ao postar uma foto da buraqueira do caminho que é o único acesso àquele espaço, que eu também já tive o desprazer de atravessar.

“Esse é o acesso à Estação Ciências, Cultura e Artes, obra de Niemeyer, da minha gestão na PMJP. Parece cratera lunar.”

E entre outras coisas:

“Não posso, enquanto gestor público, observar um abandono desses.”

“Quiseram isolar e acabar com a Estação Ciências, pq foi uma das inúmeras obras que o PSB realizou. Até o acesso a sua beleza, negaram. Chega.”

E o trecho que mais preocupou do prefeito deve ter sido esse, porque expõe a má vontade de Luciano Cartaxo em relação à Estação Ciência – e talvez até o tamanho (no sentido político) do prefeito pessoense: “Agora, isso vai acabar. Mesmo sendo obrigação da PMJP, que não faz, estou determinando que o DER faça a pavimentação do acesso à Estação”

O tuiter de RC repercutiu de maneira imediata e viralizou na internet, provocando debate sobre a questão levantada. A tal ponto que o Secretário de Articulação Política e homem de confiança de Cartaxo, Zennedy Bezerra, entrou ao vivo em um programa de rádio para contestar o governador.

Inutilmente.

Não há resposta possível para o fato, que tem potencial simbólico para expor o tamanho político de Luciano Cartaxo e, mais ainda, sua visão de cidade. Abandonar ao deus dará um trecho de apensas 200 metros para criar deliberadamente dificuldades e desestimular que pessonses e turistas trafeguem por aquela área em ano de eleição, para que não vejam a obra que tem eternizados os traços e as linhas de Oscar Niemeyer, é algo que o eleitorado abomina cada vez mais.

E RC sabe o potencial que tem cada falha dos seus adversários. E essa é uma delas.

O estrago foi tal que hoje pela manhã o prefeito correu a visitar o local e tentou desviar o assunto. Segundo a página da Prefeitura na internet, o “prefeito Luciano Cartaxo vistoriou na manhã desta sexta-feira (27), as obras de pavimentação e drenagem da Avenida Luzinete Formiga, uma das principais vias de acesso à Estação Cabo Branco.”

estação ciencia

A questão é que não foi essa avenida que o governador Ricardo Coutinho fotografou (veja as indicações nos mapas abaixo), que não tem ligação com o trajeto de quem vem pela praia em direção à Estação Cabo Branco ou vice-versa. Mesmo quando a avenida Luzinete Formiga for inaugurada, o problema continuará porque o acesso a essa via não está pavimentado.

 Enfim, o prefeito deve com urgência mudar sua estratégia e a melhor coisa é reconhecer seus erros e tentar fazer o que é certo. Antes que seja tarde demais.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também