João Pessoa, 26 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Quando a eleição mata o dever institucional

Comentários: 0
publicado em 26/05/2016 às 14h38
atualizado em 26/05/2016 às 11h46
Luciano-e-Ricardo

No embate eleitoral travado por Ricardo com Luciano Cartaxo, só um lado perde: João Pessoa

Em todas as últimas eleições, de 2004 para cá, disputando ou não, o governador Ricardo Coutinho sempre puxa pra ele o debate em João Pessoa. Repito, sendo ou não candidato. É a fórmula de manter acesa a chama do seu nome no principal reduto eleitoral do Estado e de demarcar seu pedaço no território pessoense, espaço que lhe deu projeção e liderança estadual.

Nesse Corpus Cristhi, Coutinho voltou a exercer sua estratégia. Pegou um gancho administrativo (a obra do acesso da Estação Ciência) para suscitar o debate eleitoral com Luciano Cartaxo, com quem tem polarizado desde setembro do ano passado, assim que o prefeito se desligou do PT e se filiou ao PSD, saindo da desconfortável posição de refém de uma reciprocidade que já dava todos os sinais de não existir da parte do PSB.

De lá pra cá, o socialista bate pesado em Luciano Cartaxo e fechou completamente as portas de qualquer convivência institucional, sepultando de uma vez por todas o que foi prometido a João Pessoa na eleição de 2014; um ambiente para parcerias em que a cidade ganhasse obras e ações conjuntas.

Hábil como poucos, Ricardo voltou a fustigar o prefeito para acender o debate eleitoral e questionar a agilidade e competência da atual gestão. E fez isso usando como pano de fundo a Estação Ciência, realização do seu período de administração em João Pessoa e viabilizada com recursos federais.

Para esse debate, notadamente eleitoral, importará pouco a defesa da Prefeitura, que informou o andamento das obras da avenida Luzinete Formiga, paralela da Panorâmica do Altiplano, que, após longa espera por liberação do IPHAN, resolverá a dificuldade do acesso, ocasionado pela deterioração da Barreira do Cabo Branco, problema de décadas atravessado por sucessivos governos, inclusive os dois bem avaliados do PSB.

Não se tem notícia de nenhuma parceria conjunta para resolver o impasse e beneficiar os prejudicados pela dificuldade do acesso. Não há interesse sincero, recíproco e verdadeiro de solução. Só o embate é alimentado. O bem coletivo, tão recorrido na retórica e promessas, fica em segundo plano.

O que importa mesmo para a estratégia política de Ricardo é roubar a cena e ligar as turbinas que impulsionem a candidatura do PSB, cuja necessidade de traumática substituição precisa ser transporta pela condição de competitividade e viabilidade da sua escolhida, a professora Cida Ramos. Para afastar o fantasma de 2012, quando novamente ele se postou no centro do debate, sem êxito, vencer em João Pessoa é questão de primeira ordem do governador. Não por acaso, ele assume o figurino e comportamento de candidato. E manda para bem longe o papel institucional que lhe caberia.

Contra…
“Senso de oportunismo”. Foi essa a reação do secretário Zennedy Bezerra (PSD) sobre as pancadas do governador no twitter.

…Ponto
Bezerra ironizou: “Como ele preza pela rapidez, ele reative as obras da Perimetral e da duplicação da Avenida Cruz das Armas”.

Ruy CarneiroFrente Ampla
Presidente estadual do PSDB, o ex-deputado Ruy Carneiro (foto)voltou a ratificar o desejo e a disposição de trabalhar pela unificação das forças (Cartaxo, Maranhão, Manoel Júnior, Wilson Filho e Cássio) contrárias ao PSB na Capital. “Partido da premissa que essas forças possam estar juntas em 2016 e 2018. Nossa tentativa é de unir esse bloco”, fundamentou.

BRASAS
*Acéfalo – Sem João Henrique, que anunciou desfiliação, o DEM fica sem bancada na Assembleia Legislativa.

*Transposição – O deputado Anísio Maia (PT) frisou: “O fim da crise hídrica em Campina só será possível por conta dos governos do PT”.

*Mulheres unidas – Nas redes sociais, a deputada Estela Bezerra defendeu a candidatura de Cida, lembrando o momento histórico de resistência em defesa de Dilma.

*Baterias – No bombardeio da polêmica do Acesso da Estação, o Governo mostrou que está bem articulado na mídia.

*Saldo – O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) deixou Brasília satisfeito com as audiências mantidas com ministros.

FALA CANDINHA!
Pavimentação
De dona Candinha sobre a estratégia das críticas de Ricardo a Cartaxo: “Ele está certo. Ninguém quer comer poeira: nem a candidatura do PSB e nem os motoristas”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Prefeitura e Governo só conseguem se entender em João Pessoa quando prefeito e governador são aliados?

João Henrique 1PINGO QUENTE
“Fui escanteado”. Do deputado João Henrique, ao anunciar saída do DEM.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas