João Pessoa, 16 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O recado de Ricardo aos secretários

Comentários: 0
publicado em 16/05/2016 às 12h56
atualizado em 16/05/2016 às 10h07
ricardogranja

Novo cenário impõe a Ricardo alterações nas rotas de gestão e de política

A evidente e substancial mudança no cenário político e administrativo, com a assunção de Michel Temer ao poder e a queda da presidente Dilma Roussef, leva o governador Ricardo Coutinho a buscar adaptação ao novo ambiente de mais dificuldades e arrocho financeiro.

Ricardo fez esse alerta e chamado aos seus auxiliares na reunião fechada realizada na última sexta-feira à noite, na Escola do Servidor Público do Estado da Paraíba, a Espep.

Foram dois recados. Primeiro, a imperiosa determinação de aperto de cintos, mais cortes de gastos e enxugamento da máquina para o Estado continuar honrando questões básicas, como o pagamento em dia da folha de pessoal.

Ricardo tentou até a última hora o aval da presidente Dilma Roussef para contrair novos empréstimos e garantir a execução de obras iniciadas desde o primeiro governo e que sofrem atrasos por falta de recursos. Em que pese todo o seu empenho no Estado em defesa da petista, nada saiu.

Esse terreno de crise administrativa e de queda de receitas tem inevitáveis reflexos nos projetos eleitorais. E foi aí que entrou o outro apelo, igualmente contundente, de Ricardo ao seu time de secretários.

Ele deu o tom e invocou o empenho e o engajamento dos aliados em torno de seus candidatos no Estado, com destaque especial para a candidatura do PSB em João Pessoa, personificada pela professora Cida Ramos.

Ricardo, que foi dormir sonhando com o impeachment fracassando, Dilma ficando no cargo, o Governo liberando dinheiro e os adversários desnutridos, acordou com a aliada defenestrada, sem verbas federais e tendo que assistir Cássio e Maranhão fortalecidos com Temer.

Uma realidade que empareda o governador a reavaliar onde está pisando. Gestor de 2005 até agora sempre aliado e com linha direta com os presidentes Lula e Dilma, passa a conviver com outro terreno completamente diferente. Na gestão e na política.

…Recado
A filiação do deputado Ricardo Marcelo, fidagal inimigo de Ricardo, ao PMDB, hoje pela manhã, é sintomática.

…Dado
O partido deixa claro que já não se preocupa mais com a relação de aliança celebrada com o governador.

jose maranhaoCom a palavra José Maranhão
“Não fui procurado pelo governador e não vou procurá-lo. O governador está inteiramente equivocado ao tratar o impeachment como golpe. O processo está regulado pela Constituição. O impeachment não foi resolvido em sua totalidade, estamos na fase de admissibilidade, mas os votos do Senado já mostram o grau de convencimento da classe política em relação aos crimes que foram atribuídos à presidente Dilma”. Pra bom entendedor…

BRASAS
*Tamanho – Chamou atenção o volume e presenças no evento do PSD Mulher, em João Pessoa, ratificando apoio a Luciano Cartaxo.

*Empolgação – Contundente o discurso da deputada Daniella Ribeiro (PP) durante a reunião do PSD Mulher em defesa da reeleição de Luciano.

*Murmúrios – Aliados do PSB continuam lamentando nos bastidores os rumos da articulação política e João Pessoa: “Falta comando”.

*Homologação – Adriano Galdino (PSB), candidato em Campina Grande, e o PDT, bateram o martelo da aliança na cidade.

*Lá e lô – O suplente Jullys Roberto, que se filiou hoje ao PMDB, promete fidelidade ao partido. E ao governador Ricardo Coutinho também.

*Missão – Pastor Isaac Venerando, da Rádio CPAD FM e da Assembleia de Deus, entrou pro PSL para tentar um ‘lugar’ ao céu da Câmara de João Pessoa.

*Arigatô – Zenildo Oliveira (PSD), pré-candidato a prefeito de Sousa, viaja ao Japão para compromissos empresariais.

FALA CANDINHA!
Grito de Alerta
Dona Candinha ligou a vitrola, escolheu o disco de Gonzaguinha e pensou na aliança entre Maranhão e Ricardo: “Veja bem!/ É o amor agitando o meu coração/ Há um lado carente dizendo que sim/ E essa vida dá gente gritando que não…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Ricardo ainda seguirá com discurso de defesa de Dilma e tratando Temer como ‘golpista’?

berglimaPINGO QUENTE
“Bayeux está assistindo a união do atraso”. Do suplente de deputado Berg Lima (PTN-foto), sobre a aproximação entre Expedito Pereira (PSB) e Sara Cabral (PSDB).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também