João Pessoa, 12 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
denúncias

Ministro Gilmar Mendes autoriza inquérito para investigar Aécio Neves

Comentários: 0
publicado em 12/05/2016 às 10h20
Senador Aécio Neves, do PSDB-MG

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acolheu pedido da Procuradoria Geral da República e autorizou abertura de um inquérito para investigar o senador Aécio Neves (PSDB-SP) em razão de supostas irregularidades na estatal Furnas.

O senador, que também é presidente nacional do PSDB, diz considerar “necessária” a investigação e afirma que não há prova ou indício de irregularidade cometida por ele (leia mais ao final desta reportagem).

“É natural, e agradeço isso, porque me dará a oportunidade de provar o absurdo dessas denúncias, como já ocorreu no passado com as mesmas denúncias que foram arquivadas pelo menos duas vezes”, afirmou o senador na manhã desta quinta (12), logo após a votação que aprovou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Gilmar Mendes também permitiu o desarquivamento da citação feita pelo doleiro Alberto Yousseff sobre o parlamentar, conforme pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

O doleiro disse que Aécio dividia uma diretoria de Furnas com o PP e que ouviu isso do ex-deputado José Janene. E que também ouviu que o senador recebia valores mensais, por meio da irmã, de uma das empresas contratadas por Furnas.

A suposta propina ao parlamentar teria sido paga entre 1996 e 2001. O procurador quer investigar o senador por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em seu acordo de delação premiada, o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS) afirmou que Aécio foi beneficiário de um “grande esquema de corrupção” na estatal Furnas. Esse suposto esquema, segundo Delcício, era operacionalizado por Dimas Toledo, ex-diretor de engenharia de Furnas, e que teria “vínculo muito forte” com Aécio.

O ministro Gilmar Mendes autorizou ainda as diligências pedidas pela PGR, que devem ser cumpridas pela Polícia Federal em até 90 dias: depoimento de Aécio, do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo, juntada de investigação sobre Furnas feita pela Polícia Federal.

Mendes foi escolhido como relator do caso nesta quinta-feira (11). Na última terça, o ministro Teori Zavascki entendeu que a investigação não tinha relação com o esquema de corrupção na Petrobras, apurado na Operação Lava Jato, e enviou o pedido para o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, determinar sorteio para novo relator.

Delação de Delcídio
Rodrigo Janot afirmou que a delação de Delcídio  e elementos de convicção dela decorrentes “constituem  indubitavelmente provas novas a exigirem o desarquivamento menção feita por Yousseff”.

Janot cita que, segundo Delcídio e Youssef, a irmã de Aécio tinha empresas em seu nome na época dos fatos. E que a Operação Norbert, feita no Rio de Janeiro pela Polícia Federal, apontou que diversas pessoas, valendo-se de doleiros, criaram empresas para manter e ocultar valores no exterior, “inclusive na Suíça e no Principado de Liechtenstein, na Europa”.

Aécio nega
Em nota divulgada por sua assessoria na manhã desta quinta, Aécio afirmou que considera natural” que as investigações sejam feitas e que se trata de temas “analisados e arquivados anteriormente”.

Leia abaixo íntegra da nota da assessoria de Aécio:

Quando uma delação é homologada pelo Supremo Tribunal Federal, como ocorreu com a delação do ex-senador Delcídio Amaral, é natural que seja feita a devida investigação sobre as declarações dadas.

Trata-se de temas que já foram analisados e arquivados anteriormente.

O senador Aécio Neves tem convicção de que, como já ocorreu no passado, as investigações irão demonstrar a falsidade das citações feitas.

Assessoria do senador Aécio Neves

G1

Leia Também