João Pessoa, 01 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

2016: uma eleição paradigmática

Comentários: 0
publicado em 01/05/2016 às 09h00
atualizado em 01/05/2016 às 06h07
eleja-secampinagrande

Bancada federal paraibana concorda: 2016 será um ano desafiador na política

É consenso. O pleito deste ano – encharcado no epicentro da crise política, no auge da Lava Jato e no meio de um impeachment presidencial – será pra lá de atípico. A leitura é convergente para profissionais do Direito, do Marketing e da Comunicação e compartilhada pelos agentes ‘principais’ das eleições; os próprios políticos e candidatos.

A atipicidade ficou evidente durante a última edição do badalado Congresso Eleja-se, realizada em Campina Grande, sexta-feira passada, e do qual participei como mediador de um debate entre quatro integrantes da bancada federal paraibana na Câmara.

E um dos dados que faz de 2016 um ano de muitas interrogações é o sentimento de desesperança incrustado no coração atordoado de brasileiros, vítimas do acanalhamento da gestão dos recursos públicos e do fundo do poço que a política cavou.

Na visão do reconhecido publicitário Stalimir Vieira, do Rio Grande do Sul es com atuação em eleições importantes na Paraíba, esse foi o saldo mais perigoso e danoso que a crise pariu. Muito mais do que o prejuízo bilionário na Petrobrás e o traumático e iminente afastamento de uma presidente reeleita do cargo.

Provocados por questionamentos e apontamentos meus durante o debate, deputados federais admitiram que a disputa desse ano será uma espécie de laboratório para eleições seguintes. A política está sendo negada como ferramenta de mediação e solução de conflitos e problemas. É tanto que sobram protestos e vaias para todos os segmentos.

Esse 2016 será desafiador para o marketing e para os candidatos. Um divisor de águas para o eleitor, esse sim o agor mais importante da política e a quem cabe a responsabilidade de rever métodos e critérios na hora mais sublime da democracia: o voto.

Lado a…
No Eleja-se, ao lado do colega Wilson Filho (PTB), pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB), também pré-candidato, brincou.

…Lado
“Não tem divisão, nós estaremos juntos”, disse Manoel sorrindo. Só não arriscou, porém, a dizer qual dos dois vai “abrir” em favor do outro.

cidaramosCida Ramos: sem tempo a perder
Sacramentada candidata do governador Ricardo Coutinho em João Pessoa, a professora Cida Ramos (PSB-foto) não brinca em serviço. Mesmo antes do anúncio oficial do PSB, ela já tem mantido contatos e diálogos com lideranças e partidos. A quem encontra, não faz cerimônia: pede humildemente o voto. Demonstra pra dentro e pra fora energia e disposição de luta.

BRASAS

*Reencontro – “É preciso saber de que forma o PPS será inserido nesse projeto”, ponderou o vice-prefeito Nonato Bandeira, sobre o saldo da conversa como governador Ricardo Coutinho, na Granja.

*Bodas – Foi prestigiado o casamento do vereador Bosquinho (PSC) com a apresentadora de TV, Linda Carvalho.

*No ar – Surpreendentes os depoimentos que ouvi da audiência do 60 Minutos – da Rede Arapuan de Rádios, em Campina Grande, das 18h às 19h, pela 107,3 FM.

*Empreendedor – O jovem Emanuelton Borges – do Instituto Alfa de Pesquisas – deu show na organização do Eleja-se, em quatro cidades estratégicas.

*Condução – Impecável a atuação do jornalista Milton Figueiredo como mestre de cerimônia do requisitado Eleja-se, no Garden em Campina Grande.

FALA CANDINHA!
Quem avisa, amigo é
Conselho de Dona Candinha aos candidatos à difícil eleição deste ano: “Peçam voto da calçada mesmo”!.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quantos mandatos Moisés Marques já acumula na presidência do Sindicato dos Radialistas?

romulo gouveiaPINGO QUENTE
“Político tem que ter humildade para enfrentar os adversários: Cartaxo tem essa característica”. Do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD-foto), sobre a nova escolha do PSB para a disputa em João Pessoa.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também