João Pessoa, 30 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

O oitentão Otinaldo Lourenço

Comentários: 0
publicado em 30/04/2016 às 15h32

Se se tratasse da comemoração dos 80 anos de idade, referente a uma vida bem vivida porquanto plena de seriedade e altruísmo, poderíamos chamar o aniversariante de “oitentinha”. Mas, como já alcança os 82 anos, não há como deixar de batizá-lo como “oitentão”!

Referimo-nos ao jornalista e advogado Otinaldo Lourenço de Arruda Melo (ou simplesmente o sempre radialista/padrão da Paraíba Otinaldo Lourenço), que conhecemos ainda lá pelos anos 60, quando éramos estudante do curso de construção de estradas e estávamos como presidente do Grêmio Estudantil da então Escola Técnica Federal da Paraíba (agora IFPB). E ele – Otinaldo – era o diretor geral da Rádio Arapuan AM, que disputava com a Rádio Tabajara o título de campeã de audiência na Paraíba. Com ele fomos tratar sobre a possibilidade do Grêmio Estudantil manter um programa semanal na Arapuan, e que, por orientação dele, ficou sendo todos os sábados, das 17h30 às 18h, tendo por título “O Ensino Industrial em Revista”, apresentado pelos próprios dirigentes estudantis.

Era um tempo em que as emissoras de rádio tinham ainda maior penetração e influência comunicativa do que a que tem hoje, tendo em vista que a TV não penetrava com a força que atualmente detém e a internet… dela nem se tinha notícia.

As emissoras de rádio eram, mesmo, naqueles tempos, como que o carro-chefe das comunicações, valendo lembrar que o programa “Antena Política”, na AM Arapuan, das 18 às 19 horas, “fechava a audiência”. E não se pode deixar de também lembrar que audiência igual, na AM Arapuan, repetia-se pelas 21 horas com o programa “Dramas e Comédias da Cidade”. E Otinaldo Lourenço era o maestro de todos eles, sem se descuidar na orientação quanto a uma boa programação musical, especialmente às noites, com programas em que seus nomes já apontavam para a suavidade de seus sons e tons: “Voando com Música”, “Varig é Dona da Noite” etc!…

Hoje, portanto neste sábado 30 de abril, amigos/fãs de Otinaldo Lourenço mais uma vez vão render-lhe merecidas homenagens, desta feita pela passagem dos seus 82 anos, em cuja ocasião farão a apresentação de um vídeo/biografia do homenageado. E, de nossa parte, lembramos o quanto foi acertada a iniciativa das empresas de transporte coletivo urbano de João Pessoa quando, em 2008, homenageou Otinaldo como o patrono do Prêmio AETC de Jornalismo, em sua 3ª edição.

Por certo, a homenagem de hoje atrairá os muitos amigos/fãs de Otinaldo, a exemplo do ex-deputado e ex-secretário estadual Assis Camelo, que na foto inserida neste espaço está com sua esposa Mercês, ao lado dele – Otinaldo – que não se deixa distanciar de sua esposa, Yone.

Somos daqueles que tudo faremos para em uma data tão significativa como esta, também estarmos homenageando Otinaldo!

Leia Também