João Pessoa, 29 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
próxima segunda

TJPB inicia estadualização do projeto Audiência de Custódia

Comentários: 0
publicado em 29/04/2016 às 09h50

A cidade de Campina Grande será palco da estadualização do projeto Audiência de Custódia, na próxima segunda-feira, 2 de maio, com a implantação do projeto naquela comarca, em evento agendado para ocorrer no Fórum Affonso Campos, às 17h.

A estadualização da Audiência de Custódia atende à Resolução 13/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Resolução 14/2016, do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A instalação e, por conseguinte, a estadualização da Audiência de Custódia será feita pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, com a presença do também desembargador Carlos Martins Beltrão, coordenador do projeto Audiência de Custódia no âmbito do Poder Judiciário estadual. A partir da segunda, dia 2 de maio, todas as comarcas deverão realizar audiência de custódia.

O projeto Audiência de Custódia foi desencadeador pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Na Paraíba, o projeto foi inicialmente implantado no Fórum Criminal da comarca de João Pessoa, em cerimônia presidida pelo ministro Lewandowski e pelo desembargador Marcos Cavalcanti, no dia 14 de agosto de 2015.

A Audiência de Custódia consiste na apresentação, sem demora, do preso à autoridade judicial. Em outras palavras, é colocar frente a frente juiz e o cidadão que acabou de ser preso por algum motivo, para que o magistrado possa, ante os fatos relatados, decidir sobre a manutenção ou não da prisão.

MaisPB

Leia Também