João Pessoa, 20 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Santiago, Temer e o ‘novo governo’

Comentários: 0
publicado em 20/04/2016 às 14h18
atualizado em 20/04/2016 às 13h18
Wilson-Santiago

Experiente nos corredores de Brasília, Wilson Santiago expressa otimismo com governo Temer

Ex-líder do PMDB na Câmara Federal no Governo Lula, o paraibano Wilson Santiago conhece bem os bastidores do poder e as relações políticas em Brasília. Não por acaso, transita bem com altas figuras da República, a começar pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.

À coluna, Santiago compartilhou sua leitura sobre o momento político atual. Pra começo de conversa, enxerga como quase impossível a reversão da situação da presidente no Senado.

Assumindo o poder, Michel Temer – pensa Wilson – não pode perder um segundo que não seja para viabilizar o governo, acenar para o setor produtivo, políticas sociais e recuperação econômica. Do contrário, se não empolgar e nem trouxer resultados, pode emprestar fôlego para a retomada de Dilma.

Pessoalmente, o petebista acha que Temer – profundo conhecedor do Congresso – tem todas as credenciais políticas e partidárias para reunir o maior número possível de aliados, promover ajustes e enxugamento da máquina e liderar uma gestão de coalizão.

Para Wilson, esse será outro grande desafio ao virtual interino novo presidente: conseguir essas conquistas, num ambiente de incertezas, contestações e alvo de uma oposição inflamada liderada pelo PT, que sabe desconstruir e obstruir como ninguém.

Hipótese…

Fontes palacianas garantiram à Coluna. O governador Ricardo Coutinho nem cogita mudança de planos em João Pessoa.

…Descartada

Estrategista de faro, Ricardo apenas tem cobrado à sua articulação estratégias para fortalecer a candidatura de João Azevedo.

Martelo…

Interrogada por repórteres na Assembleia, a deputada Estela Bezerra (PSB) descartou possibilidades de alterações de planos.

…Batido

“Nosso candidato é João Azevedo e ele será o prefeito de João Pessoa, pode anotar”, sentenciou a socialista, em tom definitivo.

Assembleia LegislativaCobertor curto

Com os cortes financeiros, deputados, da oposição e do governo – estão refazendo as contas, diminuindo despesas e reavaliando contratos. A decisão do corte foi do presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), em decorrência da redução do duodécimo, provocado pela queda das receitas do Estado.

BRASAS

*Caixa postal – Relatos dão conta de tentativas frustradas do ex-presidente Lula em telefonemas a parlamentares paraibanos.

*Sobrevivência – Governistas menos ricardistas começaram a discretamente formar uma bancada “meio” independente. Já são pelo menos quatro.

*Cacique – Apelidado pelos amigos de “índio”, o secretário Luís Tôrres ouviu ontem muitos votos de parabéns pelo Dia 19 de Abril.

*Arsenal – O PSB está atento a tudo que acontece em João Pessoa e documentando, em vídeo, problemas da cidade.

*Pedaladas – Na tribuna da Assembleia, o deputado Raniery Paulino (PMDB) chamou atenção para alerta do TCE ao governo por saques no Fundo Previdenciário.

FALA CANDINHA!

Octógono

De dona Candinha sobre o novo discurso do PT de que #vai ter luta, no lugar do #nãovaitergolpe: “Eles estão pensando que estão no MMA…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que Eduardo Campos estaria dizendo se estivesse vivo?

PINGO QUENTE

“Foi uma atitude desrespeitosa”. Do tesoureiro estadual do PMDB, Antônio Souza, sobre a pixação da sede do PMDB.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também