João Pessoa, 12 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A esquerda paraibana e a crise

Comentários: 0
publicado em 12/04/2016 às 09h07
atualizado em 12/04/2016 às 06h11
esquerda

Na TV Arapuan, espaço aberto em horário nobre para o discurso abafado pela crise

Depois de tanto tempo lutando pelo poder e finalmente o alcançado, os partidos de esquerda se acham no centro da crise política brasileira. A pior de todas é a de identidade. Como se vender como a diferença prometida, tendo ficado tão igual ao que sempre e historicamente combateu?

No Frente a Frente, da TV Arapuan, ontem, a esquerda paraibana teve tempo e oportunidade de apresentar seu particular olhar sobre essa quadra difícil da vida pública nacional, em que nunca se invocou tanto o confronto ideológico com a chamada direita.

Sabatinados, PT, PSOL e PC do B tiveram espaço privilegiado, em horário nobre e canal aberto, para pontuar suas impressões sobre o impeachment, reafirmado por seus representantes como golpe à democracia e ao mandato de Dilma.

O PSOL, porém, é quem apresenta divergência de leitura. É contra o impedimento, mas protagoniza duras críticas aos desvios éticos perpetrados pelos petistas no comando do Brasil. A legenda, originária da dissidência do PT, se apresenta como a única com ‘moral’ no debate por não ter se rendido à lógica dos financiamentos espúrios.

O PC do B, representado na mesa pelo comunista Agamenon Sarinho, prega uma reinvenção das esquerdas e o aprendizado com os erros cometidos até aqui, entre estes, o principal, a política de alianças pela governabilidade a qualquer preço.

Anísio Maia, deputado e fundador do PT, e o vereador Fuba, de João Pessoa, enxergam na crise e na perda de quadros da sigla como uma oportunidade forçada de seleção e filtragem interna. Defendem, no geral, que o PT seja reavaliado por dentro, faça a autocrítica e reconhecem que Lula errou ao não ter saído da posição de refém da ‘direita’.

No mérito da crise, petistas, comunistas e socialistas não se entregam concordam em dois pontos: o que está em curso é um ‘golpe’ dos que não engolem nova derrota nas urnas e o movimento de impeachment integra uma grande orquestração empresarial e midiática para a retomada do poder.

Se vêem mais como vítimas do que réus.

De boca…
Até os apresentadores do Correio Manhã, da Correio FM de Campina Grande, se surpreenderam com o que ouviram.

…Aberta
Numa entrevista, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), em pleno processo de reeleição, admitiu até desistência da disputa.

Pra bom…
Coincidência ou não, no mesmo dia, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) voltou a falar no sonho de ser prefeito de Campina.

…Entendedor
A fala de Romero, portanto, foi no mínimo inoportuna para o momento. Inevitavelmente, abre margem para toda sorte de especulação.
nonatoCrônica anunciada
Até a grama da Granja Santana esperava a oficialização do rompimento do vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS-foto) como o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), cuja relação começou a se deteriorar ainda no começo de 2014. O mundo político imaginava, porém, que Nonato voltaria ao convívio girassol com o tamanho proporcional ao seu talento e posto. Se saiu do bloco de Cartaxo por ter sido equivocadamente tratado de forma ‘pequena’, merecia, por todos os créditos e méritos, chegar ‘grande’ na presumida aliança com o PSB.

BRASAS
*Olho na TV – O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) assistiu a votação do relatório da comissão do impeachment no escritório de Aécio Neves, em Brasília.

*Esforço concentrado – Presidente do PSB da Capital, Ronaldo Barbosa reservou sua agenda noturna ontem para reuniões no Conde, litoral sul.

*Atendimento – A deputada Estela Bezerra (PSB) passou o dia em reuniões políticas com lideranças do Interior, ontem.

*Otimismo – Apesar da crise, o PT ainda tem esperança de eleger dois vereadores em João Pessoa.

*Jogo de cintura – Aguinaldo Ribeiro, ex-ministro de Dilma, fez o dever de casa ao se solidarizar com ela, mas sem melindrar com sua bancada, a quem liberou.

*Maioria – Pelos cálculos da direção petista, a bancada paraibana dará sete votos a favor de Dilma.

FALA CANDINHA!
Pipoca
Dona Candinha já organizou a vizinhança para ligar a TV domingo. Não perde por nada o julgamento do impeachment. “Tomara que a gente não passe o mesmo vexame com a Alemanha, na Copa”, pondera a ‘velhinha’, quando ouve a animação das colegas.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Áudio vazado: Michel Temer cometeu uma gafe ou lançou uma jogada?

MAISTV-CARLOS BATINGAPINGO QUENTE
“As cidades se tornaram desumanas”. Do superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Carlos Batinga (foto), sobre a lógica de investimento no transporte individual.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também