João Pessoa, 08 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO CARIRI

Festival Zabé da Loca começa nesta sexta-feira em Monteiro

Comentários:
publicado em 08/04/2016 às 14h33
A- A+
Zabé da Loca

A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, recebe a partir desta sexta-feira (8) o 7º Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca. O evento, que será realizado até domingo (10), vai promover apresentações de música, dança, teatro e literatura. As atividades acontecerão na Praça João Pessoa, no Teatro Jansen Filho e na feira livre da cidade.

O festival é mais uma iniciativa de fortalecimento da cadeia produtiva do turismo na região. De acordo com a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, as ações do Sebrae em orientar a capacitar o empreendedor local estão contribuindo para o desenvolvimento da região de Monteiro. “Visamos o turismo cultural para estabelecer um viés entre nossa história e o turismo. Temos um foco não só no lazer, mas que possa caracterizar esse turismo com nossos traços. O visitante vem conhecer o nosso alicerce, desse povo caririzeiro, nas nossas manifestações culturais e históricas, através de iniciativas como esse festival, já consolidado no Cariri”, disse a gerente.

Durante o Festival, o visitante poderá se hospedar na cidade, que tem uma boa oferta de pousadas, degustar as comidas típicas da região, como a buchada de bode ou a carne caprina assada, em empreendimentos na cidade ou nos seis pontos de visitação do Assentamento Santa Catarina, que formam a Rota Cariri Cultural.

Um dos empreendimentos do Assentamento, o Complexo Turístico Zabé da Loca, que inclui um restaurante, um memorial à pifeira e uma visita à loca onde ela morou mais de 20 anos, estará aberto para visitação. No restaurante há uma exposição da Renda Renascença, música de pífano e a simpatia e acolhimento da empreendedora Josivane Caiano. Ela e a família participam do Festival como parceiros para movimentar a cidade e a zona rural.

Os realizadores da 7ª edição do Festival Zabé da Loca são a prefeitura municipal, através das secretarias de Educação e Cultura e os empreendedores locais da cadeia produtiva do Turismo, com apoio do Sebrae Paraíba.

Programação

Sexta-feira (8)
19h – Abertura
grupos de dança Maracatudo (Arco Verde-PE); no Luar do Sertão (Custódia-PE); Mazurca (Monteiro-PB) e Forró Gente Boa (PB).

Sábado (9)
8h – Cultura na Feira – dança e música
Zuzu da Gaita, Pífano Pio X, João Badalo, Poquito, Pífano Perfumado e Mazurca;
20h – Teatro Jansen Filho – espetáculo A Feira (Cia de Dança Campina Grande);
22h – Praça João Pessoa – Show com a banda Candeeiro Encantado.

Domingo (10)
8h – visita à Rota Cariri Cultural;
Inauguração do Memorial Zabé da Loca;
Mazurcada e apresentações dos artistas, como o forró pé de serra;
20h – Noite da Poesia Sertaneja – convidados especiais Vinícius Gregório, Elanya Lima, Ismênia Tereza, Miguel Monteiro, Marquinhos da Serra e Thelle Gomes.

Agência Sebrae

Certificado digital mais barato para advogados e contadores Clique e saiba como adquirir

Leia Também