João Pessoa, 06 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Na crise, têm pessoas se virando!

Comentários: 0
publicado em 06/04/2016 às 10h07
atualizado em 06/04/2016 às 07h10

Com esta febre de Food Truck no Brasil, mas se referindo em nossa Capital, muitos restaurantes e casas que já não existem mais. Fecharam por um motivo qualquer. Estão aproveitando o momento para criar um Food Truck, que teoricamente deveria ter comida com preço camarada,honesto. Mas eles estão fazendo o contrario, trabalham com preços que saem da realidade da proposta do que seja o objetivo:ter um preço agradável.

O Food Truck hoje não existe nem uma legislação junto com a Prefeitura de João Pessoa, nem com uma fiscalização da vigilância sanitária, pois em muitos deles não se sabem a procedência dos alimentos, se estão em temperaturas adequadas… Ou seja, são verdadeiros ambulantes perante a lei, iguais os mesmos que vendem no centro da cidade e são perseguidos pelos guardas municipais. Não se pagam impostos, nem taxas. Existe um número reduzido de funcionários bem diferente de uma empresa normal que trabalha no dia a dia, que tem tudo isso e muito mais e está sofrendo com uma crise.Muitos estão fechando suas portas.

Não estou fazendo apologia contra os Foods. É uma realidade existente e que muitos estão se aproveitando para manter suas casas em aberto e ter seu Food Truck. Além do mais, o preço cobrado aqui em João Pessoa é comparado ao mais caro do Brasil.

Além de se criar espaços locados para que esses Food Trucks possam ser instalados com um aluguel em uma área particular e lá tivesse a plena confiança de tudo vendido, e se houver um surto de bactérias, comidas mal manipuladas… Quem será o responsável?

Exemplo: Se um Food Tuck chega a um lugar desses às 16h e fica até as 23h, quem garante que está tudo correto?Este risco só com muita fiscalização por parte da PMJP e da Vigilância Sanitária do Estado e do Município, além de não ter fiscalização do Corpo de Bombeiros! Isso fica a pergunta para o Ministério do Estado (MPE).

Visita o site: http://www.institutofoodtruck.com.br/

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também