João Pessoa, 19 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AGORA

Apagão atinge Grande SP, Rio, PR e ES; metrô tem portas fechadas

Comentários: 0
publicado em 19/01/2015 às 15h58

 Um apagão em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Paraná e no Espírito Santo desligou parte da energia elétrica desses Estados nesta segunda-feira (19). A energia ainda não foi restabelecida.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) não confirma os locais atingidos, mas, por meio de sua assessoria, assegurou que há áreas no país em que o fornecimento foi interrompido.

O Ministério de Minas e Energia informou que não tem conhecimento do ocorrido, mas que está buscando mais informações sobre o problema.
Há possibilidade de que outros Estados tenham sido afetados.

Em nota oficial, em sua página na internet, a Eletropaulo disse que o desligamento de seus clientes teria ocorrido por orientação do próprio ONS, que "cortou mais de 700 MW (megawatts) de energia". No entanto, pouco depois, a empresa informou que a totalidade de sua carga de energia foi restabelecida às 15h50.

A assessoria de imprensa da Light confirmou que foi orientada pelo ONS a interromper o fornecimento em alguns locais, o que teria acontecido a partir das 14h53.
No Paraná, a Copel disse que cortou 320 megawatts por determinação do operador. Segundo a empresa, todo o Estado foi afetado.

No Espírito Santo, a EDP Escelsa informou ter feito, também por determinação da ONS, "redução de carga no seu sistema", na tarde desta segunda que atingiu o fornecimento de energia em parte de oito municípios do Estado. A capital do Estado, segundo a empresa, não foi afetada.


Folha

Leia Também